Nesta terça-feira (08), chega em Maceió o Transatlântico Costa Fascinosa, primeiro navio da temporada de cruzeiros de 2015/2016. Com bandeira italiana, a embarcação traz 3,2 mil passageiros das mais diferentes nacionalidades.
Ao todo são esperados nove navios que devem trazer 27 mil passageiros para conhecer a capital até março de 2016. Os cruzeiros que estão fazendo uma rota pelo Nordeste partem de Fortaleza (CE), Natal (RN), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). Para acolher os turistas, que passam um dia na capital, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) já montou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no porto da cidade.
“A nossa missão lá é orientar o turista sobre como ele pode fazer passeios rápidos pela cidade, verificar a maré e se está adequada para visitar as piscinas naturais, indicar a forma de se locomover e sinalizar os horários de estar de volta no porto para a saída dos navios”, explica a coordenadora geral de operações da Semptur, Cristina Quirino.
O próximo navio já chega dia 15. O perfil dos turistas que chegam nos cruzeiros é diverso, mas nas últimas temporadas foram predominantes as famílias. De acordo com o secretário municipal de Turismo Jair Galvão, a expectativa é que os turistas que estão visitando a cidade pela primeira durante os cruzeiros possam ter boas experiências para voltar em viagens exclusivas para o estado.
O diretor de desenvolvimento da Semptur Michael Chinelato ressalta que a cidade está bem preparada e os turistas vão ser muito bem recebidos. “Os viajantes vão encontrar aqui uma infraestrutura de qualidade e conjuntos de atrativos naturais e culturais que poucas praias do Brasil conseguem oferecer”, afirmou. Ele acrescenta que em 20015 foram realizadas várias sensibilizações com jangadeiros, taxistas e atendentes turísticos, o que deve melhorar a qualidade dos serviços prestados nessa temporada.
Uma novidade dessa temporada que deve agradar os “cruzeiristas” é o projeto Praia digital, que vai disponibilizar Wi-Fi gratuito na orla. A iniciativa vai permitir que os turistas possam compartilhar suas experiências, aproveitar as dicas das nossas redes sociais e aproveitar a passagem pela cidade para falar com a família.
Fonte: Secom Maceió