Temer faz reunião de emergência sobre a Rio 2016

Publicado em 15/07/2016, às 17h19

Por Redação

O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), já está em Brasília, onde participará na tarde desta sexta-feira (15) de uma reunião de emergência para discutir a segurança nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O sinal de alerta foi ativado no Planalto após o ataque na cidade de Nice, na França, deixar ao menos 84 mortos e mais de 200 feridos na noite desta quinta-feira (14).

Temer estava em São Paulo e participou, mais cedo, de uma reunião com o presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paulo Rabello de Castro, o cientista político Rubens Figueiredo, o diretor do CEPAC, o jornalista Gaudêncio Torquato, e o advogado José Yunes, amigo pessoal de Temer, entre outros convidados.

Temer adiantou o seu retorno à capital federal para participar de um encontro de emergência marcado para as 16h, no Palácio do Planalto, com o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen, e os ministros da Defesa Raul Jungmann, e da Justiça, Alexandre de Moraes.

O grupo vai discutir alterações no esquema de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, após o atentado de Nice, na França. Mais cedo, Etchegoyen disse que o governo vai "revisar" as medidas de segurança e tomar uma "série de novas providências" para os Jogos. Entre as ações, estão mais "postos de controle, barreiras e restrições no trânsito".

— É importante que a população entenda que vai trocar um pouco de conforto por muita segurança. Estamos prontos para os Jogos 2016, apenas vamos revisar nossos procedimentos.

Durante a manhã, em entrevista para a rádio CBN, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, ressaltou que o atentado em Paris preocupa o governo. Ele garante que as forças de segurança do País serão mais rígidas durante o evento e que os expectadores do evento podem passar por “pente-fino” para ter acesso às áreas de competição.

— A nossa percepção é que nós vamos ter que revisar determinados procedimentos, vamos ter que ampliar as barreiras, vamos ter que ampliar as revistas, vamos ter que ter uma segurança muito mais rígida. Isso, infelizmente, pode vir a ser uma dificuldade a mais, um transtorno a mais para as pessoas, mas é para o bem e a segurança delas.

Os Jogos Olímpicos também foram discutidos durante o encontro ocorrido em São Paulo. Segundo Torquato, uma das questões em discussão foi a preparação de um material voltado para as Olimpíadas, que seria destinado aos turistas. Ele não deu mais detalhes. Temer deixou a capital paulista sem conversar com a imprensa.

Gostou? Compartilhe