Imagem Tem sabor de Minas na Jatiúca
Nide Lins

Tem sabor de Minas na Jatiúca

Em 22 de Janeiro de 2025 às 11:30

Por Redação

Um pedacinho das montanhas de Minas Gerais aterrissou no coração de Maceió, mais precisamente na Jatiúca, trazendo os sabores e a cultura que fazem da terra de Milton Nascimento um dos polos gastronômicos mais acolhedores do Brasil. O Quintal de Minas (@quintaldeminas.maceio), novo barzinho da cidade, é o destino perfeito para quem deseja petiscar, tomar uma bebida bem gelada e sentir o gosto da tradição mineira.

Carne na lata, vinagrete, farofinha e  molho de goiabada com pimenta

Logo na entrada, a carne de lata, preparada na banha de porco, chega à mesa acompanhada de vinagrete, farofinha e um surpreendente molho de goiabada com pimenta – uma combinação que já se tornou favorita.

Bolinho porco-espinho, feito com carne de cupim

Outra estrela do cardápio é o criativo bolinho porco-espinho, feito com carne de cupim e envolto em macarrão cabelo de anjo frito, que remete aos espinhos do animal que dá nome ao prato.

Toresmo de rolo, tradição mineira

E, claro, o clássico torresmo de rolo, crocante por fora e suculento por dentro, que pede a companhia de um chope bem gelado ou uma caipifruta feita com cachaça mineira.

Doce de leite mineiro com paçoca

Mas a experiência não para por aí: para quem busca adoçar o dia, o doce de leite mineiro com farofa de paçoca é irresistível. E, como não poderia faltar, o pão de queijo quentinho e um bom café mineiro completam o menu recheado de nostalgia e sabor.

Família Quintal de Minas: Eraldo, Samira e Daniel

Por trás dessa iniciativa estão os mineiros Daniel Domingos e Samira, naturais de Patos de Minas, e o amigo alagoano Eraldo Tenório. O casal, que trocou as montanhas pelo litoral em 2017, carrega no sangue a tradição da cozinha de fogão a lenha, onde foram criados. “Eu e Samira crescemos na beira do fogão. Na pandemia, começamos a cozinhar para matar a saudade de casa, e, em 2025, decidimos realizar o sonho de abrir um boteco com comidinhas mineiras. Assim nasceu o Quintal de Minas”, conta Daniel.

Linguiça artesanal do Quintal de Minas

O espaço, que funciona de quarta a sábado a partir das 17h, já é um ponto de encontro para petiscar e jogar conversa fora. Mas a boa notícia é que, em breve, o Quintal de Minas também servirá almoço, expandindo ainda mais a experiência gastronômica.

Rota: Quintal de Minas

Preços de R$ 11,90 até R$ 39,90

Funciona de quarta a sábado a partir das 17h

Av Pretestato Ferreira Machado, 642 - Jatiúca, Maceió - AL

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas