Telhado de Museu desaba e provoca risco de desabamento no Centro de Maceió

Publicado em 29/02/2020, às 11h40
Cortesia/ José Carlos de Vasconcelos
Cortesia/ José Carlos de Vasconcelos

Por Ana Carla Vieira

Parte do teto do Museu de Arte Pierre Chalita desabou na manhã deste sábado (29), na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió. O telhado foi abaixo e causou um grande susto. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas não constatou feridos durante o desabamento. 

Com o impacto, a parte de cima do prédio ficou com rachaduras aparentes, correndo risco de desabamento.Alguns tijolos se soltaram e foram parar em uma das varandas. V´árias obras de arte foram danificadas.

O local foi isolado pela Defesa Civil Municipal de Maceió, que fez uma avaliação do Museu. Por causa dos riscos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditou também o fluxo de veículos no cruzamento com a Rua do Sol.

Netto Motta/TV Pajuçara
Foto: Netto Motta/TV Pajuçara

O prédio abriga uma grande coleção de artes sacras.

Em entrevista ao repórter Netto Motta, da TV Pajuçara, a museóloga da Fundação Pierre Chalita, Carmem Lúcia Dantas, disse que o local passou por reparos recentemente e que há a suspeita de que as chuvas que caíram em Maceió, na semana passada, tenham contribuído para o desabamento do teto. "Estamos muito tristes e abalados, são danos irreparáveis. Aguardamos o resultado das averiguações da Defesa Civil, para ver se a Fundação vai ter como reparar a estrutura", disse Carmem Lúcia Dantas.

A coleção do museu é constituída por parte das 2270 obras pertencentes à Fundação Pierre Chalita. Abrange pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, objetos decorativos e um núcleo de arte sacra, originários do Brasil e de outros países, datados entre os séculos XVII e XX.

Cortesia/ José Carlos de Vasconcelos
Foto: Cortesia/José Carlos de Vasconcelos

O museu

O Museu de Arte Sacra é uma instituição privada, mantida pela Fundação Pierre Chalita. Foi fundado em 1980 e mantém parte da coleção particular do pintor Pierre Chalita. Possui biblioteca especializada em arte e arquitetura e realiza exposições, palestras e cursos.

O museu está instalado em um antigo casarão de 800 metros quadrados de área construída, localizado na praça Floriano Peixoto, no centro de Maceió, que também serve de sede à fundação.

Netto Motta/TV Pajuçara
Foto: Netto Motta/TV Pajuçara

Gostou? Compartilhe