A profissional de enfermagem que não aplicou corretamente a vacina contra Covid-19 em uma idosa de 97 anos já prestou depoimento à polícia em Maceió e afirmou que o erro aconteceu por distração dela no momento do procedimento. As informações foram confirmadas pela assessoria da Polícia Civil à produção do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, na manhã de hoje (19).
LEIA TAMBÉM
O delegado Antônio Edson, responsável pelo inquérito, disse que a mulher afirmou que aplicou a vacina, porém não empurrou o êmbolo. A técnica de enfermagem também explicou que, no momento de aplicar a vacina na idosa, uma pessoa perguntou sobre a reação da mesma. Ela contou que durante a resposta se distraiu e achou que já tinha aplicado a dose.
Ainda de acordo com Edson, a mulher contou que descartou o material logo depois do procedimento, na caixa que estava outras seringas utilizadas por ela, no mesmo dia da aplicação. A medida, segundo a polícia, descarta a suspeita de que poderia ter ocorrido desvio de doses.
A Polícia Civil deve colher, nos próximos dias, depoimentos dos familiares da idosa de 97 anos e de outros profissionais que estavam no local no primeiro dia da vacinação em Maceió.
Afastamento na SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que a técnica de enfermagem permanece afastada de suas funções enquanto estiver sendo realizado o procedimento interno de sindicância, que ocorre em sigilo.
A SMS também afirmou que não há nenhum outro procedimento ou ocorrência anterior referente à atuação da profissional e reforça que o parecer final da Comissão de Sindicância será encaminhado ao Ministério Público Estadual.
LEIA MAIS
+Lidas