Taxistas mantém bandeira 2 que começa a valer a partir de hoje

Publicado em 06/12/2016, às 15h44

Por Redação

Em meio a toda polêmica envolvendo o funcionamento do Uber em Maceió, o Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi) confirmou a manutenção da bandeira 2 para os motoristas da categoria durante o período de um mês. A medida, que representa o chamado 13º salário dos taxistas, começou a valer a partir desta terça-feira (6) e vai até 6 de janeiro.

Assim, os taxistas rodam durante esse período com o preço da bandeira 2, que significa o acréscimo de 20% em cima do quilômetro rodado da tarifa normal, que é de R$ 4,79. O valor é utilizado no período das 22h às 6h, nos feriados e aos domingos.

O secretário-geral do Sintaxi, Fernando Ferreira, destacou que a entidade não pôde alterar a medida devido à legislação. “Por força de norma, ficou decidida a manutenção do preço da bandeira 2 até o dia 6 de janeiro. Não podemos ir de encontro à legislação de Maceió”, disse.

Ele relatou que a cobrança não é obrigatória e cabe ao taxista optar pela decisão. “A cobrança da bandeira 2 será uma decisão entre o taxista e o usuário do serviço. Sabemos do aperto que a categoria tem passado por conta da crise e da entrada de veículos que praticam transporte ilegal de passageiros. A decisão de dar desconto, ou não, cabe ao taxista”, completa Fernando Ferreira.

A ação de aumentar o valor no último mês do ano já existe há 20 anos. Neste ano, o lucro dos taxistas foi afetado devido à crise, que aumentou em todo o país, e ao serviço do Uber, que especificamente em Maceió, teve início no mês de outubro.

Gostou? Compartilhe