Por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial de Maceió (DOM), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) estabeleceu que permissionários de táxi da capital alagoana pudessem transitar nas faixas exclusivas independente de estarem transportando ou não passageiros.
LEIA TAMBÉM
A medida era um pleito dos taxistas junto ao sindicato e à associação. Conforme explica o diretor operacional de Transportes e Táxi da SMTT, Zenildo Filho “os taxistas relatavam a dificuldade para embarcar passageiros já que não conseguiam ver se o táxi estava ocupado ou desocupado nas demais faixas à esquerda”, conta.
Antes da publicação da portaria, estudos técnicos foram realizados para verificar o impacto da eventual liberação do tráfego de táxis de Maceió sem passageiros nas faixas exclusivas. “A grande preocupação era se essa alteração prejudicaria a fluidez dos coletivos, mas os resultados da análise mostraram que o fluxo dos coletivos não seria prejudicado”, explica.
Táxis do interior continuam proibidos de trafegar pelas faixas exclusivas com ou sem passageiros, sendo o descumprimento da regra passível de notificação pelo órgão fiscalizador.
LEIA MAIS
+Lidas