Surto de diarreia atinge moradores de cidade do interior de Alagoas; prefeitura investiga situação

Publicado em 25/01/2025, às 14h30
Reprodução/multicipios.com.br
Reprodução/multicipios.com.br

Por TNH1

Moradores de todas as faixas etárias do município de Cajueiro, na região da Zona da Mata Alagoana, apresentaram sintomas virais nesta semana, como diarreia, vômito e febre. Os primeiros casos aconteceram na última segunda-feira (20) e a demanda de atendimentos aumentou no Hospital Municipal.

Por meio da Secretaria de Saúde, a prefeitura abriu um protocolo para investigar a situação, no qual será feita uma coleta de água em diversos pontos da cidade, para que as amostras sejam enviadas para análise no Laboratório Lacen. Além disso, foram realizados exames laboratoriais, incluindo análise de fezes.

Também foram disponibilizados testes de Covid-19, os quais, segundo a prefeitura informou em nota, tiveram resultado negativo até o momento. O monitoramento contínuo dos casos pela equipe de Vigilância em Saúde continua, com orientações às Unidades Básicas de Saúde.

“Para reforçar o atendimento, foi convocado um médico plantonista extra, garantindo que todos os pacientes sejam acolhidos com agilidade e qualidade. Reforçamos também a importância da prevenção com medidas de higiene, como lavar as mãos, garantir a limpeza dos alimentos e o consumo de água tratada. O município de Cajueiro segue rigorosamente os protocolos sanitários para proteger a saúde da nossa população”, traz a nota.

A causa oficial do “surto” ainda não foi confirmada. No entanto, os médicos do município suspeitam de que seja um Rotavírus. De ontem para hoje, a curva viral já teria diminuído. O resultado dos exames deve sair em cinco dias.

Gostou? Compartilhe