'Stranger Things', 'The Last Of Us' e mais: veja produções impactadas com greve dos roteiristas

Publicado em 12/05/2023, às 10h40
Netflix e HBO
Netflix e HBO

Por Omelete

O sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA), iniciou uma greve da categoria. Como resultado, é possível que nos próximos dias ocorram diversos anúncios de cancelamentos de produções, mudanças no status de séries, paralisações e outras interrupções.

Confira abaixo todos os programas e séries que já declararam seus próximos passos - seja interrupção ou manutenção da produção - após o estabelecimento da greve do WGA em 2023, até o momento. Essa lista será atualizada conforme novas informações forem surgindo

SÉRIES

  • Cobra Kai (Netflix): roteiristas já interrompem produção do último ano;
  • Abbott Elementary (Star+): "Nós somos uma série que escreve os roteiros enquanto os episódios vão ao ar (...) Se a greve for duradoura, nossa série não vai sair a tempo e isso pode mudar a quantidade de episódios, o que eu tenho certeza que irá frustrar muito as pessoas", disse a produtora Brittani Nichols ao Democracy Now
  • Yellowjackets (Paramount+): "Tivemos exatamente um dia na sala dos roteiristas do terceiro ano de Yellowjackets. Foi incrível, criativamente revigorante e muito divertido, e estou muito animada para voltar assim que o #WGA conseguir um acordo justo", escreveu a co-criadora, Ashley Lyle, no Twitter.
  • Good Omens: "Estou no Writers Guild of America. Eu gostaria que isso não estivesse acontecendo e apoio absolutamente. Quando eu acordar amanhã estarei em greve. (Para evitar as perguntas inevitáveis, Good Omens [temporada] 2 foi concluída e entregue. Talvez eu não consiga promovê-la como esperava.)"; disse o criador Neil Gaiman no Twitter.
  • A Casa do Dragão (HBO): o roteiro da segunda temporada já foi concluído, então as filmagens vão permanecer as mesmas, mesmo com greve.
  • Big Mouth: o criador e dublador, Nick Kroll, publicou em seus stories no Instagram que a produção também aderiu à greve.
  • O Senhor dos Anéis - Os Anéis de Poder: filmagens da segunda temporada vão continuar mesmo durante a greve dos roteiristas, mas sem a presença dos showrunners J.D. Payne e Patrick McKay. Em vez da dupla, os produtores executivos não-escritores do programa e os diretores ficarão responsáveis por supervisionar as filmagens.
  • Grey's Anatomy: o roteirista Beto Skubs contou ao g1 que a produção dos episódios da 20ª temporada pode atrasar e durar menos devido aos impactos da paralisação.
  • Hacks: O Deadline noticiou que a 3ª temporada da comédia centrada em uma comediante (Jean Smart) e sua roteirista (Hannah Einbinder) foram interrompidas. “Estamos arrasados ​​por não estar com nossa incrível equipe e elenco agora, mas não havia outra opção” disse a produtora executiva Jen Statsky.
  • Stranger Things: Os Irmãos Duffer anunciaram neste sábado (6) que as filmagens da temporada final serão adiadas até que a greve se encerre.
  • Andor: Tony Gilroy, showrunner da série, interrompeu trabalhos na segunda temporada. Por enquanto, não há informações sobre como a ausência de Gilroy afetará a produção do novo ano de Andor, uma vez que os roteiros para a temporada foram entregues antes do início da greve.
  • The Last of Us: O impacto da paralisação da categoria afetou até mesmo os testes de elenco da segunda temporada da série da HBO. A produção estava preparando os testes de elenco, mas sem roteiristas para escreverem as falas, os trabalhos foram suspensos. Com isso, uma das soluções pensadas pela equipe foi a de terem os atores lendo falas do jogo The Last of Us Parte II. Os testes não estão mais acontecendo. As expectativas é de que os episódios comecem a ser gravados no início de 2024.

FILMES

  • A Marvel paralisou a pré-produção de Blade, filme de vampiro estrelado por Mahershala Ali, sendo o primeiro projeto interrompido do estúdio [THR].

TALK SHOWS E PROGRAMAS DE VARIEDADE

  • Segundo uma reportagem do The Wrap, os programas Last Week Tonight with John Oliver, The Late Show with Stephen ColbertJimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não vão entrar ao vivo em respeito à paralisação. Todos os programas mencionados vão exibir, no lugar, reprises até novo aviso;
  • Saturday Night Live cancelou o programa que seria apresentado por Pete Davidson, que iria ao ar neste sábado (6) [via. TVLine]. O humorístico também anunciou o cancelamento dos dois últimos programas da temporada, que seriam apresentados por Kieran Culkin e Jennifer Coolidge, respectivamente. [via. THR]

PREMIAÇÕES

  • O Emmy 2023 ainda não está em perigo, mas pelas circunstâncias, a TV Academy afrouxou as regras para o envio de produções de canais de TV e streaming, o famoso FYC ("para sua consideração"). Anteriormente, o cancelamento da participação no FYC acarretaria uma multa pesada, mas, segundo o THR, as empresas terão três opções: prosseguir com o combinado, fazer ajustes no painel e apresentar coisas diferentes ou cancelar a participação.
  • MTV Movie Awards 2023: Drew Barrymore anunciou que deixará o cargo de apresentadora da premiação em solidariedade aos escritores em greve. O evento, que agora não contará com um apresentador, também cancelou seu tradicional tapete vermelho. Contudo, a atriz concordou em apresentar a edição de 2024. "Mal posso esperar para fazer parte do próximo ano, quando poderei realmente celebrar tudo o que a MTV criou", disse Barrymore em comunicado. [via. THR]

Até o momento, nenhuma produção foi cancelada. Entre os títulos que estão no ar atualmente, como os programas de variedade, reprises serão exibidas no lugar de episódios inéditos. 

Entenda a greve - Na noite de ontem, dia 1, o WGA já havia ventilado a possibilidade de paralisação dos trabalhos ao emitir o seguinte comunicado: "As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje". Segundo os roteiristas, a decisão foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.

A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos. 

A WGA também teme que os estúdios gerem uma economia de pequenos empregos e que o trabalho dos profissionais do setor se torne "uma profissão freelancer". Por isso, hoje em dia, é comum ver roteiristas trabalhando em mais de uma série ao mesmo tempo. Entre os envolvidos nas negociações estão Apple, Netflix, Amazon, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Paramount e NBC Universal.

Gostou? Compartilhe