por Edson Moura
A Stellantis NV e a Zeta Energy Corp. anunciaram um acordo de desenvolvimento conjunto com o objetivo de promover a tecnologia de células de bateria para aplicações em veículos elétricos. A parceria busca desenvolver baterias de lítio-enxofre para EVs, oferecendo uma densidade de energia gravimétrica revolucionária, enquanto mantém uma densidade de energia volumétrica comparável à tecnologia atual de íons de lítio.
LEIA TAMBÉM
Para os clientes, isso significa uma bateria significativamente mais leve, mantendo a mesma energia utilizável das baterias de íons de lítio atuais, o que possibilita maior alcance, melhor manuseio e desempenho aprimorado. Além disso, a tecnologia tem o potencial de melhorar a velocidade de carregamento rápido em até 50%, tornando a experiência de possuir um veículo elétrico (EV) ainda mais conveniente. Espera-se que as baterias de lítio-enxofre tenham um custo inferior à metade do valor por kWh das atuais baterias de íons de lítio.
"Nossa parceria com a Zeta Energy representa um avanço significativo em nossa eletrificação, à medida que trabalhamos para fornecer veículos limpos, seguros e acessíveis", disse Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer. "Tecnologias inovadoras de baterias, como lítio-enxofre, são fundamentais para apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade de carbono até 2038, garantindo que nossos clientes desfrutem de alcance, desempenho e acessibilidade ideais."
"Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Stellantis neste projeto", disse Tom Pilette, CEO da Zeta Energy. "A combinação da tecnologia de baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy com a experiência incomparável da Stellantis em inovação, fabricação e distribuição global tem o potencial de transformar drasticamente o desempenho e o perfil de custo dos veículos elétricos, aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos para baterias e EVs."
As baterias serão produzidas utilizando resíduos e metano, com emissões de CO2 significativamente menores do que qualquer tecnologia de bateria existente. A tecnologia de bateria Zeta Energy foi desenvolvida para ser fabricada dentro da infraestrutura da gigafábrica existente e aproveitará uma cadeia de suprimentos curta e totalmente doméstica na Europa ou na América do Norte.
A colaboração inclui o desenvolvimento de pré-produção e o planejamento para produção futura. Após a conclusão do projeto, as baterias devem alimentar os veículos elétricos da Stellantis até 2030.
A tecnologia da bateria de lítio-enxofre oferece maior desempenho a um custo reduzido em comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio. O enxofre, por ser amplamente disponível e econômico, diminui os custos de produção e reduz os riscos na cadeia de suprimentos. As baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy utilizam resíduos, metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias, e não necessitam de cobalto, grafite, manganês ou níquel.
O desenvolvimento de EVs de alto desempenho e acessíveis é um pilar fundamental do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, que inclui oferecer mais de 75 modelos de veículos elétricos a bateria e atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de BEV de carros de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030. A Stellantis está empregando uma abordagem de química dupla para atender a todos os clientes e explorando tecnologias inovadoras de células e pacotes de bateria.
AUTOR(A)
Edson MouraLEIA MAIS
+Lidas