As quedas frequentes de energia elétrica têm preocupado moradores e comerciantes de Boca da Mata, Zona da Mata de Alagoas. Só este mês, em apenas três quedas de energia, a população do município ficou mais de 44 horas às escuras.
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A primeira queda registrada ocorreu no dia 5, quando os moradores ficaram 19h sem energia devido à queda de fios elétricos causadas pela chuva.
Diante de todos os transtornos, a população fechou a rodovia para protestar. O vídeo mostra a movimentação na AL-1-5.
Na noite da última segunda-feira (10), por volta das 19h o fornecimento de energia voltou a ser interrompido, só sendo reestabelecido às 14h da terça-feira. Foram, novamente, 19h sem energia elétrica. Hoje (12), os moradores voltaram a ficar sem luz das 4h às 10h.
O TNH1 procurou saber da Eletrobras quais são os motivos das frequentes quedas de energia e foi informado pela assessoria de comunicação da empresa que as quedas não são causadas pelo mesmo motivo.
De acordo com o que foi informado pela assessoria, as ocorrências foram distintas, mas em geral o reestabelecimento do fornecimento é prejudicado pela dificuldade de acesso a rede elétrica que abastece a cidade.
A assessoria explica que a rede, que sai da cidade de São Miguel dos Campos, passa por uma área de mata, e que nem sempre os carros e caminhões da empresa conseguem chegar ao local da ocorrência do problema, quando os funcionários e prestadores têm que transportar o material para correção a pé.
A assessoria explicou ainda que em época de chuva esse acesso fica ainda mais prejudicado, uma vez que a lama torna mais difícil chegar a certos pontos da rede.
Para concluir, a Eletrobras informou que nem sempre o problema é na cidade, mas ao longo da rede, entre São Miguel dos Campos e Boca da Mata, o que torna mais difícil encontrar o problema.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), caso o problema aconteça, a falta de luz deve ser restabelecida em até três horas em área urbana e em até seis em área rural. Se isso não ocorrer, o consumidor tem direito de ser compensado com crédito na conta até dois meses depois do incidente. Para ter controle do tempo exato que ficou sem energia, deve-se registrar cada período de interrupção no fornecimento.
O Idec recomenda ainda que o consumidor ligue para a concessionária assim que acabar a luz e anotar as datas e os horários de desligamento e de retorno da eletricidade, lembrando sempre de exigir o protocolo de atendimento.
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