Chegou a hora de ampliar a imaginação e mostrar o poder de ‘ser aéreo’ com o Festival Revoada com as Escolas - a edição especial do Festival Revoada de Cinema. Desta vez, podemos esquecer a advertência dos adultos e permitimo-nos ser aéreos e alçar voos através dos filmes com o Revoada, que irá pousar no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, de 15 a 19 de julho, com programações voltadas para as escolas e para toda a comunidade que aprecia a cultura cinematográfica.
LEIA TAMBÉM
Em 2022 o Revoada estreou como um festival de cinema nas periferias de Maceió, e alçou pequenos voos pelas escolas, mas na edição deste ano, o Revoada entrelaça os universos da Escola e do Cinema, para promover de forma mais efetiva o encontro entre a educação e a cultura.
Para isso, a equipe primorosa de curadores, Marina Bonifácio, Lucas Litrento, Roseane Monteiro e Janderson Felipe - que integram o Festival Revoada com as Escolas - assumiu a missão de selecionar, dentre 240 curtas-metragens de diversas cidades do Brasil, 26 curtas-metragens para serem exibidos em quatro mostras do Revoada.
A edição deste ano será composta por quatros mostras: Mostra Primeiros Voos, Mostra Revoada com as Escolas, Jornada Revoada de Filmes e Mostra Céu.
Além da exibição de curtas-metragens, o Festival Revoada vai exibir dois longas-metragens realizados em 2024, “Salão de Baile”, direção de Juru e Vitã e “Greice” de Leonardo Mouramateus, nos dias 18 e 19 de julho, em sessões abertas e gratuitas.
Vale lembrar que de 15 a 17 de julho o Revoada será realizado com sessões exclusivas para as escolas; já nos dias 18 e 19 serão realizadas as exibições de filmes abertas para o público em geral e gratuitas - nos últimos dias haverá exibições de dois longas-metragens: “Salão de Baile” e “Greice”, lançados em 2024.
Os ingressos para as sessões abertas serão distribuídos uma hora antes da sessão, na bilheteria do Centro Cultural Arte Pajuçara, e toda programação pode ser conferida na página do Instagram: @revoadadecinema.
O diretor de cinema, Ulisses Artur, um dos produtores do Festival Revoada explica que a seleção foi pensada para aproximar crianças e jovens das narrativas flutuantes e imaginadas do Brasil afora. “Num mundo adulto e automatizado ignora-se que "estar aéreo" seja um estado de expansão infinita para outros universos que só nos é permitido quando voamos. Defendemos aqui o estar aéreo como uma zona privilegiada de expansão, tudo o que é construído teve que ser imaginado antes, estar aéreo é a lei primordial da criação”, explicou ele, completando que o Festival Revoada com as Escolas contou com oficinas criativas para criar as vinhetas desta edição, junto com os alunos da Escola Estadual Princesa Isabel.
Além disso, especialmente no dia 18 de julho, após a exibição do filme "Salão de Baile", haverá a Revoada Ball, uma celebração de performances e expressões artísticas aberta a todes. A Revoada Ball é uma parceria do Festival Revoada com a Alagoas Ballroom, representada pela Star Mother Diamond Muzi.
Buscando integrar o público PCD (Pessoas com Deficiência), o Festival Revoada com as Escolas acontecerá em um local acessível, e todas as sessões terão intérprete de Libras. Especialmente no dia 19, sexta-feira, às 19h, as sessões serão ainda mais inclusivas, com intérprete de Libras e Audiodescrição.
O Festival Revoada com as Escolas – Edição Especial – é uma realização do IADEC (Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania) e co-realização da Céu Vermelho Fogo Filmes e tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação. O Revoada tem patrocínio do MinC (Ministério da Cultura do Governo Federal) do SEBRAE Alagoas; e os recursos financeiros são provenientes da Emenda Parlamentar de nº 29730017, do Deputado Federal Paulão, por meio do Termo de Fomento 942731/2023, da proposta TransfereGov nº 010934/2023.
Veja a lista dos curtas-metragens selecionados para cada mostra:
Mostra Primeiros Voos
Mostra Revoada com as Escolas
Jornada Revoada de Filmes _ Aberta ao público em geral
Mostra Céu _ Aberta ao público em geral
LEIA MAIS
+Lidas