As equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciaram, neste sábado (4), um binário das avenidas Pilar e Santana do Ipanema, em Cruz das Almas. A nova etapa de intervenções tem o intuito de dar mais fluidez e segurança viária ao trânsito da região.
LEIA TAMBÉM
“A gente tá muito satisfeito. Era um problema antigo, pois Cruz das Almas vem crescendo muito e era necessário termos esse binário. A gente tá muito ansioso para que a coisa dê certo, inclusive, já ouvimos muitos elogios. Fizemos várias reuniões na comunidade, convocamos os moradores para que ouvissem e dessem sugestões, junto com a SMTT, para que houvesse um consenso entre as partes e chegássemos num ponto que melhorasse o bairro”, contou o líder comunitário, Aldo Omena.
Com a mudança, a Avenida Pila tem seu fluxo apenas no sentido orla de Cruz das Almas/Avenida Gustavo Paiva. A Avenida Santana do Ipanema, por sua vez, passou a funcionar apenas no sentido Avenida Gustavo Paiva/orla de Cruz das Almas. A Avenida Penedo, que funciona como conexão, passou a operar apenas no sentido Cruz das Almas/Jatiúca. Já as demais transversais não sofreram alterações.
O superintendente da SMTT, André Costa, acompanhou o início das operações e destacou que os trabalhos foram idealizados para garantir maior ordenamento na região.
“Após termos feito o binário das avenidas Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, finalizamos as intervenções dentro do bairro. Todas as ruas internas, agora, são mão única com os locais para estacionamento proibidos e permitidos, devidamente ordenados, que resultam numa mobilidade ágil e segura para as pessoas que circulam e trafegam por elas”, destacou.
Para orientar e garantir a segurança de motoristas e pedestres, cerca de 300 placas de regulamentação e advertência foram instaladas. As sinalizações englobam a regulamentação de sentido das vias, placas pare, faixas de pedestre e indicações de lombadas.
“Com essa melhoria, reduzimos as interferências que uma via de sentido duplo ocasiona. Passamos por uma fase educativa, de discussão com a comunidade para viabilizar essa implantação e, agora, as mudanças passam a valer efetivamente”, explicou o diretor de Obras Viárias da SMTT, Luciano Martins.
Durante a adaptação dos condutores, as equipes da SMTT vão continuar na região, orientando os condutores e observando o fluxo pós intervenção para executar qualquer ajuste que for necessário.