Maceió

SMS descarta surto de meningite em supermercado no Trapiche

Eberth Lins | 08/10/24 - 12h37
Uma equipe do setor de Vigilância Epidemiológica esteve no estabelecimento, no último dia 03 | Foto: Reprodução

Após boatos de um suposto surto de meningite em um supermercado no bairro do Trapiche, em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) divulgou nota onde afirma que já vinha monitorando os casos, chegando a fazer uma visita ao estabelecimento. 

A SMS confirma que houve dois óbitos, porém, para esclarecer e evitar pânico, informa que um deles adoeceu dois meses após se desligar da empresa, sendo que o período de incubação da doença é de no máximo 10 dias. Outro fato que a SMS esclarece é que os dois casos são de tipos diferentes. Um do tipo viral e o outro, de meningite pneumocócica. A SMS descartou ainda a possibilidade de surto do vírus no supermercado. 

Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp

"Nesta visita, foi constatado que ambos os casos que evoluíram para óbito (16/09/2024 e 29/09/2024) já estavam sendo monitorados pela área técnica municipal da Vigilância Epidemiológica, sendo encerrados após investigação epidemiológica como Meningite Viral e o segundo caso por Meningite Pneumocócica. Apesar de serem tipos da mesma doença, são distintas em suas formas de evolução e transmissão, não havendo vínculo epidemiológico entre os dois casos. Vale ressaltar, inclusive, que um dos profissionais nem fazia mais parte do quadro de profissionais da empresa já há 2 meses (o segundo caso)", detalha uma nota técnica emitida hoje pela SMS. 

Durante uma conversa entre a equipe de Vigilância Epidemiológica e trabalhadores, um novo caso suspeito foi identificado, mas foi descartado em seguida. "Foi identificado um terceiro caso que buscou avaliação médica em um hospital particular de Maceió, sendo considerado um novo caso suspeito de Meningite, está sendo monitorado por nossa equipe que conta com médicas infectologistas e encontra-se em investigação, o caso evolui de forma positiva e clinicamente estável", detalha o documento, que foi acrescentando por uma nota da SMS destacando por completo a suspeita. "Após avaliação médica, foi descartado como Meningite pela equipe de infectologistas. O paciente encontra-se estável e permanece em monitoramento", diz a nota. 

A nota que descarta o surto é assinada pela gestora da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (DCNT), da SMS, Rosicleide Barbosa da Silva. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica ficou de retornar ao supermercado nesta terça-feira, às 14h, para uma atualização com orientações gerais sobre meningites, prevenção e controle.