O talento feminino vai brilhar nesta sexta-feira, 31, no palco do Slam da Liberdade, evento cultural que acontece todo mês, sempre no último final de semana em União dos Palmares, zona da mata de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
O Slam da Liberdade edição das manas, realizado desde 2021, é uma proposta de inserir arte e cultura no dia a dia de moradores da periferia através da música e da poesia, organizado pelo Instituto Igoarias de Desenvolvimento Humano e Social, instituição sem fins lucrativos que tem movimentado a cena cultural da região, além de uma série de projetos de assistência social (conheça mais no final da matéria).
Nesta edição, 100% das apresentações serão de artistas mulheres, visando levantar pautas pertinentes do combate ao machismo, misoginia e preconceitos diversos, dar voz e vez aos talentos da terra e da região, além de pioneiro se transforma num marco jamais visto na "Terra da Liberdade", cidade histórica que foi palco de luta e resistência dando espaço e voz às mulheres artistas.
Entre as atrações, Grupo Invenção de Orfeu - UNEAL, no sarau de poesia, Banda Brio e as Dançarinas Alana Carvalho e Alexia Torres.
“Hoje temos crianças recitando poesias e até criando as suas próprias, foram diversas apresentações desde então, tanto na sede do Instituto que fica na Rua da Palha quanto a Estação Ferroviária de União dos Palmares. Não diria que é um evento inovador, é principalmente necessário, dentro do contexto que vivenciamos”, afirma o presidente do Instituto, Igor Monteiro.
► Confira a programação
Dia 31/03 às 20h
20h Sarau Poesia (Grupo Invenção de Orfeu - UNEAL) + crianças do Instituto Igoarias + Poetas locais (mulheres) + Varau de Poesia
21h Dançarinas Alana Carvalho e Alexia Torres
22h Banda Brio
+ Palco Aberto (exclusivamente para artistas mulheres)
INSTITUTO IGOARIAS
O Instituto Igoarias é um Instituto de desenvolvimento humano e social que atende e oferece oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade, formado 100% por profissionais voluntários de diversas áreas (psicologia, nutrição, advocacia, ed. física e assistência social) que se voltam para periferia com o intuito de contribuir com a evolução e ocupar o tempo livre de crianças que até então tinha as ruas como alternativa.
Atualmente o instituto oferece aulas de violão, jiu-jitsu, educação física e dança estão para começar aumentando ainda mais as opções pra tirar a garotada da rua e dando alternativas construtivas e que melhoram o desempenho pessoal.