Sinusite, resfriado ou alergia: como saber a diferença?

Publicado em 28/07/2023, às 10h47
Pexels
Pexels

Por LIFESTYLE

Pode ser difícil diferenciar um resfriado, uma sinusite e alergias. Ficar com o nariz entupido e com dor de cabeça são sintomas comuns de todas essas três condições, o que pode causar muita confusão para os doentes. No entanto, reconhecer suas principais diferenças pode te dar algumas pistas. Além do mais, isso é crucial quando se trata de tratamento.

Veja, abaixo, uma análise dos sintomas confusos, assim como as opções de prevenção e tratamento.

Sinusite

  • Sinusite é a inflamação das passagens nasais, causada por bactérias.
  • Como se parece - A congestão sinusal pode resultar em uma sensação de dor e de "preenchimento" e peso no centro do rosto. A pressão sinusal, ou dor de cabeça, piora quando você se inclina para a frente ou se deita. A febre pode estar presente ou não.
  • O que desencadeia isso - Bactérias ou vírus desencadeiam infecções sinusais. A sinusite também pode ser causada por resfriados, alergias e asma.
  • Quanto tempo dura - Normalmente, a sinusite desaparece por conta própria, mas algumas vezes pode exigir medicação. Se durar mais do 10 dias, então você precisa ir ao médico para ele prescrever antibióticos.

Resfriado comum

  • Um resfriado comum é uma infecção viral, que afeta o nariz e a garganta.
  • Como se parece - Com um resfriado comum, você experimentará um nariz entupido e escorrendo. Você também deve esperar dor de garganta e dores de cabeça, bem como tosse e espirros. Resfriados também podem desencadear febre.
  • O que desencadeia isso - Resfriado é resultado de vírus que causam inflamação das membranas que revestem o nariz e a garganta. Pode ser resultado de um dos mais de 200 vírus diferentes que circulam por aí.
  • Quanto tempo dura - O vírus do resfriado geralmente desaparece sem tratamento dentro de 7 a 10 dias. Mas se os sintomas persistirem por mais tempo, então você pode ter sinusite.

Alergia 

Alergia é uma inflamação das passagens nasais, causada pela exposição a alérgenos, como o pólen ou ácaros.

Gostou? Compartilhe