A edição de 2023 da Copa do Nordeste é sucesso absoluto. Organizada integralmente pela CBF neste ano, a premiação praticamente dobrou em relação à temporada anterior e pôde valorizar melhor os clubes participantes. Na final entre Ceará e Sport, 59.889 torcedores acompanharam a partida no Castelão e deram um show nas arquibancadas registrando o maior público da competição.
LEIA TAMBÉM
Dirigentes, ex-atletas e jogadores exaltaram a competição, após o primeiro jogo da final, disputada na noite de quarta-feira (19), na Arena Castelão, Fortaleza (CE). O Ceará largou na frente ao vencer o Sport por 2 a 1.
“A Copa do Nordeste é muito importante para o futebol nordestino, é uma competição com crivo da CBF e apoio do presidente Ednaldo [Rodrigues]. Todos estão de parabéns pela organização da competição”, disse Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol.
Secretário de Esportes do Ceará, Rogério Pinheiro também deu sua opinião sobre o certame regional. “Uma grande competição. A Arena Castelão estará sempre pronta para receber grandes jogos como esse da Copa do Nordeste.
Diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol, Gustavo Sampaio reforçou a importância da Copa do Nordeste para a região e valorização dos clubes nordestinos.
A Copa do Nordeste é muito grande, de tradição e o apoio da CBF é de fundamental importância. Gera recurso, engajamento, melhora o produto e é assim que a CBF tem seguido em relação as suas competições. A gente tem visto isso nas Séries A, B, C, D, Feminino e base. Nós como filiados ficamos muito satisfeitos", analisou.
Ídolo do Sport, o ex-zagueiro Durval compareceu ao palco do primeiro jogo da final e revelou o seu sentimento ao ver a “Orelhuda”, o troféu da Copa do Nordeste. “Passou um filme na minha cabeça. Relembrei muitas coisas. Essa competição tem uma importância muito grande e sou feliz por fazer parte desta história”, disse o ex-atleta, que foi campeão do certame em 2014.
Quem também não escondeu a emoção foi o ex-volante João Marcos, campeão da Copa do Nordeste pelo Ceará em 2015. Atualmente, ele é supervisor técnico da base do Vozão.
“É uma coisa linda ver esse estádio cheio. Fico muito feliz quando vejo isso. Vivi muitas coisas no Ceará, sou muito feliz no Ceará, agora como funcionário. É bom ver o estádio com essa energia e a Copa do Nordeste a cada dia é mais valorizada”, destacou.
Dentro de campo, o jogo terminou com vitória do Ceará por 2 a 1. O Vozão levou um gol já nos acréscimos, mas isso não tira a confiança da equipe. “Circunstância do jogo. A gente pecou e poderia ter feito um placar elástico e aí eles fizeram um gol. Futebol é assim mesmo, quem não faz, leva. Mas seguimos confiantes em busca deste título tão importante”.
O volante Fabinho, do Sport, vê o gol feito pela sua equipe como de extrema importância. “Um gol que nos aproxima ainda mais do nosso objetivo. É colocar a cabeça no lugar, buscar o primeiro gol para empatar a partida e a gente tem total condição de fazer isso em casa com o apoio do nosso torcedor. É concentrar e ter o pé no chão. Estou muito confiante”.
Em duas semanas, na quarta-feira (3), as duas equipes voltam a se enfrentar. O duelo acontece na Ilha do Retiro, no Recife (PE), às 21 horas.
LEIA MAIS
+Lidas