O sindicato dos Agentes Penitenciários em Alagoas (Sindapen) emitiu uma nota explicando que no próximo fim de semana as visitas previstas para o sistema prisional no Estado estarão suspensas.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, a paralisação será para chamar a atenção do Governo. “O que foi acordado na mesa de negociação da última greve não está sendo cumprido”, explicou Kleyton. “Além disso, a bolsa qualificação também não foi renovada, o que significa R$ 540 a menos no próximo salário”, acrescentou.
Ainda de acordo com o sindicato, o último concurso público para agente penitenciário ocorreu em 2006. “Naquele ano contávamos com o efetivo de 925 agentes e o sistema prisional detinha uma população carcerária de 1592 reeducandos. Hoje somos 635 para cuidar de 3777 detentos”, denunciou.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o Estado tem até dezembro deste ano para promover um concurso e preencher 550 vagas. “Estamos em um momento muito delicado por conta da precariedade de efetivo e as condições de trabalho”, destacou ainda Kleyton Anderson.
+Lidas