É comum ficar insegura antes da primeira transa. Além da grande expectativa por vivenciar essa experiência, muitas pessoas ficam também nervosas, com receios e, claro, muitas dúvidas.
LEIA TAMBÉM
Apesar de a primeira vez ser emblemática, saiba que, para grande parte das pessoas, ela não acaba sendo muito gostosa. Isso porque o casal geralmente está muito ansioso e ainda é inexperiente. O importante é estar certa da decisão de iniciar a vida sexual, procurar relaxar e ir explorando o sexo aos poucos, sem pressa e sem a expectativa de ter uma "primeira vez perfeita". Mas, além de tudo isso, é fundamental ter consciência e responsabilidade e usar preservativo desde o início.
Vai sangrar? Nem toda mulher tem sangramento na primeira relação. Algumas têm pequenos escapes de sangue ao longo das primeiras vezes, pois o hímen pode se romper aos poucos, e outras não apresentam nenhum sangramento. Isso depende do tipo de hímen.
Tipos de hímen. Existem 5: anular (formato de anel com furo no meio), septado (possui uma pele no meio do furo), complacente (flexível, pode ser rompido aos poucos ou nunca se romper), cibriforme (contém vários furinhos) e imperfurado (raro, não permite nem a passagem da menstruação e precisa ser retirado através de cirurgia).
É possível que o hímen se rompa sem penetração? Sim. Acidentes, prática de esportes, uso de absorvente interno e masturbação podem provocar o rompimento do hímen, o que não causa dor.
Vai doer? A dor típica da primeira vez ocorre pelo estiramento dos músculos e pele da vagina, que se adaptam ao pênis. O rompimento do hímen não tem relação com a dor. Quanto mais nervosa você estiver, mais contraídos estarão seus músculos e, portanto, maior será a dor.
Lubrificação. Este processo involuntário ocorre quando a mulher fica sexualmente excitada e facilita a entrada do pênis na vagina. No entanto, por conta do nervosismo, é possível que você não fique lubrificada o suficiente, o que pode agravar a dor. Neste caso, você pode recorrer a um gel lubrificante à base de água.
Vai ser bom? Isso depende de inúmeros fatores. No geral, quanto mais relaxa e confortável você estiver, melhor será a experiência. Ter certeza da escolha de fazer sexo é fundamental para isso, assim como o autoconhecimento.
Vou ter um orgasmo? O orgasmo depende muito mais do cérebro do que do estímulo físico. Se você estiver confortável com a sua sexualidade e tiver experiências com orgasmos durante a masturbação, é possível que tenha um na primeira vez também, mas o nervosismo pode atrapalhar. Aposte nas preliminares para relaxar e ficar excitada.
Como saberei se gozei? O autoconhecimento é fundamental para uma vida sexual satisfatória e saudável. É importante que você se masturbe e conheça seu corpo antes de começar a ter relações. É através desta prática que você vai perceber como gosta de ser tocada, como seu corpo reage aos estímulos, como é ficar lubrificada e ter um orgasmo, etc.
Posso engravidar? Sim. As chances de gravidez são as mesmas na primeira, segunda, décima e milésima relação.
Preciso usar preservativo? Sim. Ainda que a menina tome pílula anticoncepcional, a camisinha é o único meio de prevenir a contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Cuidados com a camisinha. O preservativo deve ser colocado ainda nas preliminares, pois, para a realização do sexo oral, também é necessário proteger-se. Coloque a camisinha na ponta do pênis, pressione a pontinha para expulsar todo o ar e desenrole até a base do membro. Depois da ejaculação, o homem deve retirar o pênis da vagina antes da perda da ereção e segurando a camisinha, para evitar vazamento do sêmen.
Posso pegar alguma doença? Sim, as chances de contaminação são as mesmas em qualquer relação sem preservativo.
Preciso ir ao médico antes? O ideal é que você consulte um ginecologista para tirar todas as suas dúvidas e receber orientações antes da primeira vez. É possível que o médico recomende que você comece a tomar pílula anticoncepcional.
O médico terá como saber que não sou mais virgem? Sim, no exame ginecológico, ele consegue ver se você tem hímen ou não. Independente disso, é fundamental que você conte ao seu médico se não for mais virgem e tiver vida sexual ativa.
Não tenha pressa. A primeira vez não precisa ser, de fato, uma vez só. Vocês podem ir tentando aos poucos, se adaptando e experimentando até irem até o final. Isso pode amenizar a dor, te deixar mais confortável e aumentar o prazer. E, se você não se sentir preparada para fazer sexo, não faça: seu parceiro deve respeitar seu momento.
Não existe jeito certo ou errado. Sexo é algo intuitivo. É claro que, com a prática e a intimidade, ele vai se aprimorando, mas não é preciso estudar técnicas antes de começar. A dica é tentar ficar confortável e ir fazendo aquilo que der vontade. Este é um momento de entrega mútua e de muito prazer: aproveite!
LEIA MAIS
+Lidas