por Deisy Nascimento
Estamos no período dos festejos juninos, e neste momento aumenta o consumo de comidas típicas derivadas do milho, ou até mesmo, o consumo do próprio milho seja assado ou cozido. Aqui no Nordeste então, as pessoas comem bastante. Mas a pergunta é: cães e gatos podem comer milho ou a pipoca que é feita a partir dele? A resposta é sim, desde que tudo seja feito sem exageros.
LEIA TAMBÉM
O milho é um alimento de ótimo valor nutricional a ser inserido na dieta dos nossos peludos. Uma vez que utilizado de forma correta na sua dieta.
Segundo a médica veterinária Valéria Bentes, especialista em alimentação nutricional, o milho é um dos vegetais mais utilizados na preparação de rações. “Porém, na indústria, possui a proporção exata dos carboidratos necessários nesta formulação. Esse vegetal se torna bem versátil para a alimentação e enriquecimento ambiental, podendo até ser utilizado como graminha, os gatos e cães adoram”, contou.
Dica: A graminha feita a partir do milho é super fácil de produzir em casa, basta comprar milho de pipoca, colocar em um vasinho com terra e irrigar. Com alguns dias, você proporcionou um enriquecimento ambiental super natural e saudável.
Valéria Bentes pontuou que desde que seja em pequenas quantidades, o milho seja assado ou cozido pode ser dado aos pets. “Reforço que nada pode ser dado de forma exagerada, inclusive o milho, basta ficar atento aos ingredientes. Evitar, manteiga, munguza, canjica e demais derivados. Milho deve ser dado sem sal”, explicou.
Portanto, milho pode! Só tenha cuidado com a quantidade e não deixe seu pet engolir a espiga!
+Lidas