Mais dados e menos voz: este é o futuro! Porém, nem sempre podemos contar com uma conexão de internet, seja durante alguma viagem ou em lugares que passamos ocasionalmente. Nesse artigo, você irá encontrar uma seleção de apps que indicam pontos de conexões livres por todo o mundo, e também na sua região.
LEIA TAMBÉM
1. Swift WiFi
O Swift WiFi é um aplicativo muito fácil de ser usado, dispõe de redes próximas ao usuários que não necessitam de senha para conexão. A interface do app é muito parecida com aquilo que temos com os demais aplicativos da lista: um mapa exibe as redes wi-fi ao redor do usuário. Se você optar em se conectar em alguma rede através do Swift, poderá contar com a conexão automática sempre que estiver próximo dessa rede.
Existem anúncios exibidos, mas eles são menos invasivos. As permissões solicitadas pelo Swift são poucas, como acesso a localização. Encontrei uma rede pública e outra privada pelo app, e ambas funcionaram tranquilamente. Faça o teste você também!
2. Mandic Magic
Como a própria descrição do app já informa na Play Store, o Mandic Magic é uma rede social de pontos de acesso de Wi-Fi públicos. Antes de baixar o app você precisa saber três coisas: não é necessário um planos de dados, pois existem mapas offline gratuitos; você precisará do GPS ativado, e o serviço possui propaganda, mas até aí tudo bem!
As permissões exigidas pelo aplicativo também são um pouco invasivas, por isso, dê uma olhada nelas antes de aceitar o download.
O uso do Mandic é muito simples: você precisará fazer uma conta para usar o app e aceitar os termos de uso da 2mCo LL, a agência que desenvolveu o serviço. Depois, basta procurar os pontos de Wi-Fi ao seu redor usando um mapa ou mesmo endereços. Ao ver um ponto, clique sobre ele e lá estará o nome da rede e a senha.
É preciso dizer que, algumas vezes, as senhas de determinados estabelecimentos foram modificadas. Assim, para manter a comunidade do app sempre bem informada, você precisará compartilhar e atualizar esses pontos com novas informações.
3. Instabridge
O princípio de uso do app é bem simples: você abre o “Senha Wifi grátis Instabridge” (esse é o nome completo do app) e aparece uma lista de redes Wi-Fi abertas, às quais você pode se conectar. Algumas redes são protegidas por senha, que é mostrada pelo aplicativo assim que você clica nela.
Ao clicar numa rede, você também fica sabendo onde ela se encontra. Através do app, você também pode compartilhar sua própria Wi-Fi e ajudar os sem-rede das proximidades. Contudo, se você abrir a sua rede, tenha em mente que seu Wi-Fi pode ficar mais lento.
O Instabridge tem uma interface simples e intuitiva, e sua ideia é muito boa. Se o seu plano de dados é limitado, ele vem ao socorro mostrando pessoas solidárias dispostas a compartilhar seu Wi-Fi. Tudo grátis. Você também pode mapear previamente um local para usar o serviço offline.
4. Wi-Fi Map
O WiFi Map também deixa o usuário saber quais são sos hotspots próximos ao local onde ele se encontra. O app oferece duas maneiras de exibir os pontos de Wi-Fi: via mapa e via lista.
Nas listas é possível saber se o Wi-Fi é aberto ou não, isso é possível ao verificar o ícone de um cadeado (aberto ou fechado) que fica ao lado do nome da rede. Assim, mesmo que o conteúdo esteja em inglês, é possível distingir essa diferença. As redes fechadas têm uma senha ou dicas de como obtê-la.
O uso do WiFi Map é bem fácil, durante meu teste, não me foi requisitado nenhum tipo de informação de login. Depois de lançado, um mapa da sua localidade será aberto, com uma série de pontos que mostram as redes Wi-Fi disponíveis.
A comunidade do WiFi Map é universal, logo, você poderá usá-lo em qualquer lugar. Este app é indicado especialmente para quem vai viajar e não estará coberto por um plano de dados..
5. Cafés, restaurantes e hotspots
Alguns bares, cafés e restaurantes oferecem Wi-Fi por tempo (i)limitado. Às vezes, mesmo no cardápio você encontra o nome da rede e a senha de acesso. Abaixo, você confere alguns exemplos conhecidos de cadeias de restaurantes que oferecem acesso Wi-Fi:
McDonald"s: Uma hora grátis (solicite a qualquer atendente o cartão com a senha de acesso)
Starbucks: Wi-Fi por tempo ilimitado e grátis
Hotspot Oi: Usuários de todas as operadoras podem navegar gratuitamente nas redes Oi Wi-Fi
6. Aeroportos brasileiros
Esta é uma dica para quem viaja bastante e não pretende gastar com roaming de dados. Alguns aeroportos brasileiros da rede Infraero já disponibilizam Wi-Fi grátis aos passageiros. Em tese, fazer o login na rede é permitido apenas nas salas de embarque, mas às vezes é possível usar a rede em outros locais também. Eis a lista de aeroportos nacionais nos quais é possível usar internet sem fio sem pagar:
Manaus
Brasília
Salvador
Fortaleza
Recife
Natal
Pampulha
Confins
Curitiba
Porto Alegre
Galeão (RJ)
Santos Dumont (RJ)
Congonhas (SP)
Guarulhos (SP)
Para que o acesso seja liberado é necessário preencher um cadastro, informando o número do voo, do cartão de embarque, do assento, entre outras informações. Contudo, em alguns casos é necessário informar apenas o CPF, por exemplo.
7. Utilize os hotspots da sua operadora
Caso você não saiba, a sua operadora possui algumas ferramentas que permitem aos clientes se conectarem de forma automática às suas redes Wi-Fi em locais públicos, aeroportos, estabelecimentos comerciais e estádios de futebol, por exemplo.
LEIA MAIS
+Lidas