Para marcar o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, o Parque Shopping preparou uma semana especial de atividades em parceria com a Associação de Amigos do Autista (AMA), com o objetivo de levar informações à sociedade e promover a inserção social dos autistas e suas famílias.
LEIA TAMBÉM
Neste sábado, às 10h30, pela primeira vez em Alagoas, será realizada no Cinesystem uma sessão de cinema especial para autistas, com todas as adaptações de ambiente necessárias sugeridas por especialistas, como iluminação suave, volume de som reduzido, liberdade de circulação, acompanhamento de profissionais especializados e ausência de traillers comerciais. O filme exibido será a animação “O Poderoso Chefinho”, da DreamWorks Animation.
Além disso, durante todo o final de semana (1 e 2 de abril), todos os autistas que visitarem o shopping terão acesso gratuito à exposição interativa Brinquedoteka, localizada na praça de eventos (piso L1).
Já na segunda-feira, a nutricionista Mariellena Fragoso, especialista em clínica e terapêutica nutricional e professora do Cesmac, comanda no Espaço Gourmet da Loja Camicado (piso L2), a palestra gratuita “Qual a Relação da Nutrição no Tratamento do Espectro do Autismo?”.
Durante toda a semana, até o dia 7/4, a Exposição “Autismo, Ame esta Causa”, organizada pela AMA-AL, apresentará, no piso L1 (em frente à loja Bel Salvador), vários painéis com informações sobre terapias para autistas.
Encerrando a programação, na quinta-feira (6/4), uma palestra gratuita na Livraria Leitura (piso L2), comandada pela presidente da AMA, Mônica Ximenes, mãe de um adolescente com autismo e idealizadora dos aplicativos ABC Autismo e Hangout Game, abordará novas perspectivas no tratamento de autistas.
“A atenção às diferenças e à inserção social é hoje um dos temas centrais em nosso planejamento de ações”, afirma Mayara Diniz, gerente de marketing do Parque Shopping. “Acreditamos que, como um centro de alta circulação de público, podemos contribuir fortemente para a conscientização sobre estas importantes causas, a exemplo do que já fizemos recentemente com temáticas como a Síndrome de Down, as crianças com Fissura Lábio-Palatina e a Semana da Inclusão”, completa.
Sobre o Dia Internacional de Conscientização do Autismo
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, para chamar a atenção sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estimativa é que no Brasil 2 milhões de pessoas são autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
Sobre o Autismo
Embora inúmeras pesquisas ainda venham sendo desenvolvidas para definir o que seja o autismo, desde a primeira descrição feita por Kanner em 1943 existe um consenso em torno do entendimento de que o que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.
A noção de espectro do autismo foi descrita por Lorna Wing em 1988, e sugere que as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo; assim, em um extremo temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social, e no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e bizarra, e sem movimentos repetitivos tão evidentes.
+Lidas