Atualizada às 08h55
As atividades do PAM Salgadinho, no Poço, em Maceió, estão paralisadas por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (22). Os servidores da unidade decidiram pela greve porque, segundo afirmam, o Município não tem dialogado sobre as reivindicações da categoria quanto à estrutura do local.
Apesar de ter sido anunciada com antecedência, a paralisação pegou usuários de surpresa. No início da manhã, muita gente aguardava atendimento nas dependências do PAM. Os servidores só devem manter 30% dos serviços, conforme determinação legal. Os médicos da unidade já estão em greve desde o início de agosto.
Leia também: PAM Salgadinho é notificado pelo Corpo de Bombeiros por problemas estruturais
Médicos decidem manter greve no PAM Salgadinho após assembleia
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev/AL), Cícero Lourenço, além de a estrutura física da unidade de saúde estar com diversos problemas, há ainda carência de insumos para atender os pacientes. “Tem dias em que falta até luvas”, afirmou.
Ele cobra do Município de Maceió um cronograma de melhorias, com acompanhamento do Ministério Público, mas diz que a Prefeitura não tem dado as respostas cobradas pelo movimento. “Falta diálogo por parte do Município”, diz.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que se reúne semanalmente com representantes da chamada “força-tarefa” do PAM Salgadinho, grupo de trabalho que tem como meta construir uma agenda positiva para a unidade.
Na semana passada, uma comissão técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) esteve no PAM para conferir a estrutura física. O secretário adjunto, Joellyngton Medeiros, informa que a Eletrobras já enviou um engenheiro elétrico para verificar as deficiências da rede elétrica e propor soluções para corrigi-las.
Na próxima quinta-feira, dia 24, haverá nova audiência no Tribunal de Justiça com o desembargador Tutmés Ayran para dar continuidade à pauta pactuada em audiência anterior.
LEIA MAIS
+Lidas