Servidores da Prefeitura de Maceió aprovam greve geral

Publicado em 11/07/2018, às 12h16

Por Redação

Os servidores da Prefeitura de Maceió aprovaram a realização de uma greve geral por tempo indeterminado por não aceitar a proposta de reajuste salarial feita pelo Executivo Municipal, de 3% de reajuste, sendo o pagamento de 2% em junho e 1% em novembro. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã de hoje (11).

De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Servidores Público do Município de Maceió, agora o comunicado de greve deverá ser encaminhado para o Executivo Municipal, e a greve deverá ser deflagrada em 72 horas após a entrega do comunicado.

A categoria pedia um reajuste de 15,48% sob a alegação de que o reajuste referente a inflação não é repassado a categoria desde 2014 e alega que a proposta do Executivo vai de encontro à Constituição Federal e Leis Municipais, que asseguram aos servidores o reajuste salarial anual conforme data-base, fixada em janeiro, e aplicando o percentual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió informou que a proposta de 3% de reajuste está no limite da capacidade financeira do Município. Leia a nota na íntegra:

A proposta de reajuste de 3% ofertada pela Prefeitura de Maceió é o percentual possível, considerando a capacidade financeira do Município e respeitando  os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O reajuste proposto está dentro da média concedida pelas capitais, de acordo com informações do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Administração das Capitais (Fonac). Maceió registrou cortes significativos nos repasses federais, mas a Prefeitura tem mantido como prioridade a regularidade no pagamento da folha salarial.

Gostou? Compartilhe