A Série D do Campeonato Brasileiro começa neste final de semana com 68 times em busca do tão sonhado acesso à terceira divisão nacional. O torneio chega a 8ª edição e nenhum time alagoano conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados, lugar que garantiria o acesso para a Série C. Na primeira fase, as equipes alagoanas estão no mesmo chaveamento que outros times nordestinos.
LEIA TAMBÉM
O CSA foi o clube local que mais participou da competição, com quatro atuações desde 2009. A melhor colocação azulina aconteceu na temporada de 2012, quando foi eliminado na fase de oitavas de final e ocupou o 9º lugar naquela ocasião. A última participação do azulino foi em 2013 e o resultado não foi dos melhores para o time marujo, que figurou na penúltima colocação.
A equipe do Murici disputará pela primeira vez a Série D. O Verdão das Matas conseguiu a classificação para representar Alagoas no torneio em 2010, após o inédito título estadual, porém o clube desistiu oficialmente da vaga por conta das enchentes que atingiram a região naquela época. O Azulão acabou herdando o lugar e terminou na 12ª posição.
O CSA divide o Grupo A6 comParnahyba-PI, Guarani-CE e Central-PE. A equipe azulina estreia contra o Parnahyba-PI, neste domingo, às 17h, no Estádio Mão Santa. Já o Murici está no Grupo A9 junto com Campinense-PB, Fluminense-BA e Sergipe. O alviverde encara o primeiro desafio diante do Campinense-PB, também no domingo, às 16h, no Estádio José Gomes da Costa. Os times vão em busca de uma vaga na segunda fase da competição.
CSA e Murici disputaram um amistoso antes do início da Série D (Crédito: Pei Fon / Portal TNH1)
Confira a campanha dos adversários dos alagoanos no primeiro semestre:
RIVAIS DO CSA
Parnahyba-PI
O Tubarão do Piauí chegou às semifinais do segundo turno do campeonato estadual e acabou eliminado pelo River-PI. A equipe, que também é conhecida como azulina, disputou 16 jogos no torneio local e obteve sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Na Copa do Brasil, o Parnahyba-PI foi eliminado para a Portuguesa-SP na primeira fase. Após vencer por 2 x 1 em seus domínios, o time piauiense perdeu para a Lusa por 1 x 0 no segundo confronto e acabou deixando a competição pelo critério do gol marcado fora de casa.
Guarani-CE
O Leão de Juazeiro-CE fez uma boa campanha no Campeonato Cearense desta temporada. A equipe desbancou o Ceará na segunda fase do torneio e chegou às semifinais diante da surpresa do ano, o Uniclinic. Por conta da vantagem de dois resultados iguais do adversário, o Guarani-CE foi eliminado e perdeu a chance de disputar a final contra o Fortaleza-CE. Ao todo, foram oito triunfos, quatro empates e quatro resultados negativos durante o estadual.
Central-PE
A Patativa do Agreste realizou a melhor campanha do Grupo A do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Com 13 pontos conquistados, o time de Caruaru eliminou o seu maior rival, o Porto-PE, da sequência do estadual. Porém, na fase do hexagonal com a presença dos maiores clubes do estado, o alvinegro acabou na lanterna com apenas um triunfo em dez duelos. No geral, em 16 partidas, o Central-PE venceu cinco, empatou três e foi derrotado oito vezes.
RIVAIS DO MURICI
Campinense-PB
Em meio à decisão do Campeonato Paraibano, o Campinense-PB estreia na 4ª divisão nacional. No estadual, o rubro-negro decide o título contra o Botafogo-PB no próximo dia 15, no Estádio Amigão. O time de Campina Grande-PB pode se tornar campeão invicto, já que acumulou nove vitórias e seis empates em 15 confrontos. A Raposa também foi finalista da Copa do Nordeste, mas perdeu a finalíssima para o Santa Cruz-PE. Na Copa do Brasil, o Campinense-PB foi eliminado pelo Cruzeiro-MG na primeira fase do torneio.
Fluminense-BA
A equipe de Feira de Santana-BA terminou na 4ª posição do Campeonato Baiano deste ano. Mesmo com a boa colocação, o Touro do Sertão disputou 12 duelos e conquistou apenas três vitórias. Ainda acumulou cinco resultados iguais e quatro derrotas. O Fluminense-BA eliminou o Galícia-BA na fase de quartas de final, mas perdeu a chance de fazer uma final do estadual por ser vencido duas vezes pelo Bahia nas semifinais.
Sergipe
O Gipão é o único adversário dos alagoanos da primeira fase que levantou uma taça no primeiro semestre da temporada. O “vermelhinho” foi campeão do Campeonato Sergipano após uma vitória e um empate com o Itabaiana-SE na decisão. Antes disso, o Sergipe terminou no 4º lugar da fase inicial e na 2ª posição do hexagonal, eliminando o seu maior rival, o Confiança-SE. A equipe sergipana entrou em campo 21 vezes no ano e teve nove vitórias, nove empates e apenas três derrotas.
LEIA MAIS
+Lidas