Série B: CSA sofre virada no fim e é rebaixado; CRB se despede com derrota em casa

Publicado em 07/11/2022, às 09h14
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia; Thomás Santos/Staff Images/Cruzeiro
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia; Thomás Santos/Staff Images/Cruzeiro

Por Gabriel Amorim*

O Campeonato Brasileiro da Série B chegou ao fim na noite desse domingo (06). Os resultados da última rodada levaram ao rebaixamento do CSA, que após perder para o Cruzeiro, vai disputar a Série C em 2023. Já o CRB encerrou a participação na competição com derrota para o Bahia.

O Azulão entrou em campo na luta pela sobrevivência contra a Raposa, fora de casa, no Estádio Mineirão. O clube alagoano vencia por 2 a 1, quando levou a virada no final do jogo. O placar de 3 a 2 levou o time marujo à terceira divisão.

Já o Galo jogou em casa, no Estádio Rei Pelé, apenas para cumprir tabela contra o Bahia. A derrota para o clube baiano por 2 a 1 garantiu o acesso do Tricolor da Boa Terra para a elite do futebol brasileiro. 

NO MINEIRÃO - Para o Cruzeiro, que já tinha garantido o acesso e o título da competição de forma antecipada, a partida contra o CSA foi escolhida para entrega da taça. Com um nó na garganta desde o episódio "Fala, Zezé", há três anos, quando perdeu para o time alagoano na luta contra o rebaixamento para a Série B, a Raposa não havia conseguido vencer os nordestinos desde então. 

Mesmo com a festa da torcida, o time comandado por Pezzolano viu o adversário sair na frente logo no início do jogo. Com um belo chute de fora da área, o meia Lourenço marcou para o CSA, aos 21 minutos do primeiro tempo. No entanto, não demorou muito para o Cruzeiro reagir. Ainda na primeira etapa, Geovane Jesus subiu mais que todo mundo no escanteio e empatou de cabeça para o time mineiro.

Na volta do intervalo, o time alagoano ainda chegou a estar na frente em mais um momento do jogo, quando Lucas Barcelos marcou. Entretanto, a Raposa conseguiu a virada do placar com Rômulo e Luvannor.

Com a derrota, além da vitória do Novorizontino em cima do Operário, o CSA foi rebaixado para a Série C, seis anos após a última passagem da equipe, a qual, na época, se consagrou campeã. O clube terminou na 17º colocação, com 42 pontos ganhos. Já o Cruzeiro retorna para a Série A depois de 1064 dias de espera.

NO REI PELÉ - O Bahia veio para Maceió com a missão de garantir o acesso à elite. Com o gramado do Rei Pelé completamente encharcado e enfrentando um CRB que não almejava mais nada da competição, uma multidão baiana acompanhou o clube para a decisão.

No primeiro tempo, o Bahia saiu na frente do placar. Em escanteio, o goleiro Vitor Caetano, do CRB, afastou a bola, que caiu nos pés de Daniel e chutou rasteiro para o fundo do gol.

Já na etapa final, o Galo conseguiu o empate aos cinco minutos. Emerson Negueba chutou fraco, mas o suficiente para entrar no canto direito de Mateus Claus. Aos 17 minutos, o zagueiro Diego Ivo (CRB) foi expulso após uma falta em cima de Caio Vidal e complicou a vida do CRB. 

No final do jogo, Anselso Ramon deu um carrinho para aliviar a bola dentro da área, mas atingiu André por trás. O árbitro marcou o pênalti e expulsou o atacante do time alagoano. Na cobrança, o meia Lucas Mugni chutou forte e deslocou o goleiro.

Com a vitória, o Bahia retorna para a Série A do Campeonato Brasileiro, após ficar na 3º posição, com 62 pontos. Já o CRB permaneceu na competição, na 11º colocação, com 50 pontos.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe