Será que a sua empresa precisa realmente estar em todas as redes sociais?

Publicado em 02/03/2016, às 16h06

Por Redação

Facebook, YouTube, Instagram, snapchat, LinkedIn, Twitter, ello, pinterest, periscope... Ufa! Quase não acabo. São muitas as redes sociais populares existentes hoje em dia, sem falar nas mais diversas redes com funções bem específicas como rede social de livros ou relacionamentos (o famoso tinder). 

Talvez você já tenha ouvido falar de todas essas redes sociais ou pode ser que faça uso da maioria delas, mas muitas vezes não sabemos direito como explorar o potencial de cada uma, já que sempre entramos nessas novas redes por causa do “boom” que ocorre quando elas surgem.

 É devido a esse desejo de seguir a tendência, que muitas empresas não conseguem atingir seu público alvo e se perdem em meio a tantas plataformas. Elas pensam: “Se temos acesso gratuito a essas redes, por que não investir em todas?” As empresas não têm tempo a perder e precisam de foco, mas estando em várias redes sociais sem um objetivo traçado ou uma campanha em vigor para atingir seu público, de nada adianta. 

Será que só porque seu concorrente abriu um canal do YouTube você também precisa abrir? Será que você terá tempo para produzir um conteúdo de qualidade diário ou semanal? E o seu público verá os vídeos publicados? Para uma empresa de crédito - consignado ou empréstimo para aposentados como Crefisa -  por exemplo, é interessante ter um Snapchat? Este seria utilizado para atrair idosos acima de 50 ou 60 anos que mal conhecem a tecnologia ou estão dando seus primeiros passos. 

É pensando dessa forma que tenho as seguintes dicas:

Ao entrar em uma rede social, considere pontos relevantes e questione se seu público alvo estará fazendo parte daquele rede. 

Será que você terá tempo para produzir um conteúdo de qualidade para seu público nessa rede? 

O que essa rede te trará de retorno financeiro e se não seria mais vantajoso migrar para uma rede social mais popular. 

Talvez seja melhor dedicar-se a uma única plataforma e dar um conteúdo melhor aos seus clientes, conseguindo atingir cada vez mais um público maior.

Por fim, procure uma rede social que se encaixe no perfil dos seus clientes e da sua empresa. Com a velocidade da tecnologia e o grande número de pessoas conectadas atualmente, o atendimento via redes sociais gira acima de 35% dos clientes que você já tem e dos que pode captar. Além disso, já existem milhões de negócios que são hoje captação, prestando atendimento 100% por via digital. Portanto, invista nas redes sociais, mas saiba escolher as mais relevantes para o crescimento da sua empresa.

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