Sequências de 'Avatar' e 'Pantera Negra' dominam cinemas alagoanos; confira programação completa

Gabriel Amorim* | 22/12/22 - 10h15

Muitos alagoanos já estão no clima de férias e agora procuram os filmes que estão em cartaz nos cinemas alagoanos para curtir este final de ano. Duas das grandes produções cinematográficas lançadas este ano vêm chamando atenção do público e da crítica. ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Avatar: O Caminho da Água’ dominam as salas de cinemas e prometem um bom entretenimento para toda família.

Além destes, outras produções estão em exibição. Para facilitar a sua escolha, o TNH1 listou todos os seis filmes que estão nos cinemas. Confira abaixo:

AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA

Os cenários de tirar o fôlego e os efeitos especiais surpreenderam o mundo todo e garantiram a ‘Avatar’ o posto de maior bilheteria cinematográfica de todos os tempos, sendo arrecadados quase US$ 3 bilhões desde seu lançamento. Não demorou muito para que James Cameron (o diretor por trás de ‘Exterminador do Futuro’ e ‘Titanic’) anunciasse sequências e desse seguimento ao universo de Pandora. ‘Avatar: O Caminho da Água’ é o mais novo passo da nova franquia de Cameron e chegou aos cinemas neste final de ano com status de maior lançamento do ano.

Treze anos após o lançamento de ‘Avatar’, a sequência tem a expectativa de repetir - ou, pelo menos, chegar perto - o sucesso de seu antecessor. Para isso, a trama continua acompanhando Jake Sully, que agora tem uma família formada com Neytiri. A família central vive bem após os acontecimentos do primeiro filme, até que uma inesperada visita coloca em risco a vida dos Na'vis. Com isso, a família de Sully precisa explorar as regiões de Pandora e aprender os caminhos da água para lutar pela sobrevivência. 

Com mais de três horas de duração, ‘Avatar: O Caminho da Água’ promete revitalizar novamente o 3D e dar seguimento ao crescimento de uma franquia de sucesso. A produção conta com o retorno Sam Worthington, Zoë Saldaña, Cliff Curtis (‘Doutor Sono’), Sigourney Weaver, Stephen Lang, além de incluir Kate Winslet (‘Titanic’) no elenco premiado.

PANTERA NEGRA: WAKANDA FOREVER

Após o sucesso do primeiro ‘Pantera Negra’, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme e ganhou um peso importante dentro da cultura pop, a missão do diretor Ryan Coogler em dar seguimento à história não foi fácil. No entanto, os planos iniciais para a produção não contavam com o trágico falecimento do ator Chadwick Boseman, que deu vida ao Rei T’Challa.

Transcendendo o gênero de super-heróis mais uma vez, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ imortaliza o significado do herói e traz uma história madura com a difícil responsabilidade de viver o luto. Na trama, em meio ao luto pela perda de T’Challa, Wakanda tem sua soberania colocada em risco e entra em guerra contra Talocan - a nação subaquática de Namor (Tenoch Uerta), que será apresentada pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O núcleo central do filme acompanha Shuri (Letitia Wright), Ramonda (Angela Bassett) e Okoye (Danai Gurira), que precisam lidar com a dor da perda enquanto lutam pela própria nação.

Produzido pela Marvel Studios, o longa é uma das grandes produções de 2022 e já aparece na lista da temporada de premiações, principalmente nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Bassett), Melhor Trilha Sonora e Melhor Música Original. 

MUNDO ESTRANHO

‘Mundo Estranho’ é a primeira e única animação da Disney Animation que foi lançada este ano. A produção é um marco de representatividade dentro da empresa do Mickey, porque é a primeira vez que um personagem LGBTQIA+ assume o protagonismo de um longa-metragem do estúdio. A produção chegou aos cinemas oito meses depois da produtora ser acusada pelos próprios funcionários por não dar a luz verde para projetos com representatividade.

Na trama, que se passa nas terras fictícias de Avalônia, a energia elétrica depende da vida de um vegetal. Quando a planta passa a ser ameaçada, a família de Ethan Clade, um garoto de 16 anos - filho de pais birraciais -, sai na luta para salvar as plantações do local. Em meio a jornada heróica, com as mais diversas criaturas fantásticas, o protagonista acaba se apaixonando por outro menino, e a família descobre que os maiores desafios que irão enfrentar são as diferenças entre si.

O MENU

Anteriormente previsto para ser estrelado por Emma Stone (La La Land) e dirigido por Alexander Payne (Os Descendentes), a produção do longa sofreu alterações devido a pausa forçada por causa da pandemia. Agora protagonizado por Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) e sob a direção de Mark Mylod (Game of Thrones), o suspense é um dos mais aguardados do ano e possui 89% de aprovação da crítica, de acordo com o agregador Rotten Tomatoes.

A trama acompanha o casal de convidados ricos que viajam até uma ilha privada para participar de um jantar luxuoso realizado pelo prestigiado Chef Slowik (Ralph Fiennes). No entanto, eles enfrentam um clima sinistro onde descobrem que os pratos principais são eles mesmos.

O AMOR DÁ VOLTAS

Protagonizado por Cleo Pires, ‘O Amor Dá Voltas’ é a mais nova comédia romântica nacional. Dirigido e co-escrito por Marcos Bernstein, que é conhecido por obras como ‘Somos Tão Jovens’ e ‘Meu Pé de Laranja Lima’, a produção promete ir além dos clichês para emocionar o público.

Na trama, André (Igor Angelkorte) é um médico que volta para o Brasil após dois anos na África. Quando ele retorna, se depara com uma realidade diferente. Sua namorada, Beta (Juliana Didone), se casou e possui uma filha, além de descobrir que a irmã dela, Dani (Cleo), é a pessoa com quem ele realmente trocava cartas de amor. A confusão faz com que os protagonistas discutam suas escolhas de vida.

CREPÚSCULO - AMANHECER PARTE I

Esta semana, ‘Amanhecer’, da Saga Crepúsculo, retorna aos cinemas alagoanos. Desde o início de dezembro, semanalmente, um filme da franquia é exibido nas telonas em comemoração ao aniversário de 10 anos do encerramento da saga. 

Na trama, Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) finalmente se casam, em uma cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal passa a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe.

*: Estagiário sob supervisão.