Último dos cinco africanos a entrar em campo na Copa do Mundo da Rússia, Senegal foi o único a conseguir pontuar.
LEIA TAMBÉM
E de melhor maneira seria impossível para os senegaleses, que se valeram de erros de uma Polônia que é cabeça de chave e era considerada favorita.
Na tarde desta terça-feira (19), na Arena Spartak em Moscou, bateram a Polônia por 2 a 1 em jogo válido pelo Grupo H.
O primeiro gol da partida foi contra, do brasileiro naturalizado polonês Thiago Cionek, que atuou pelo CRB em 2007, aos 37min do primeiro tempo. Ao tentar cortar um chute de Gueye, acabou traindo o goleiro Szcesny.
O segundo saiu de um erro coletivo do time polonês. Krychowiak recuou a bola, Bednarek errou a proteção e Szcesny saiu na intermediária, mas não conseguiu desarmar Niang, que quase entrou com a bola no gol.
Aos 41min, Krychowiak, de cabeça, descontou.
A vitória senegalesa evitou que os africanos atingissem uma marca negativa histórica.
A última vez que o continente não somou pontos na primeira rodada da Copa foi em 1974. Na ocasião, era representado apenas pelo Zaire, que perdeu de 2 a 0 para a Escócia.
Desde que o Mundial passou a ser disputado por 32 seleções, em 1998, e a África conta com cinco representantes, o pior desempenho foi registrado em 2006, com quatro derrotas e um empate.
No primeiro tempo, Senegal dominou a Polônia, ainda que a equipe europeia tenha tido mais posse de bola (55% a 45%).
O time africano tinha melhor saída de bola e marcava sob pressão, dificultando a vida do goleiro. Ao mesmo tempo, era pouco efetivo nas finalizações.
A estrela da Polônia, o atacante Robert Lewandowski, pouco fez.
No segundo tempo, Senegal passou a optar por contra-ataques e contou com erro polonês para ampliar o placar logo aos 15min.
Depois disso, a Polônia foi para uma pressão desordenada, irritando a própria torcida, que vaiou o time diversas vezes. O gol no segundo tempo fez a equipe europeia ainda pressionar mais no final, mas sem sucesso.
Na próxima rodada, Senegal e Japão fazem o duelo dos líderes da chave, enquanto Polônia e Colômbia dos derrotados na estreia. Ambos serão no domingo (24).
POLÔNIA
Szczesny; Piszczek (Bereszynski), Cionek, Pazdan e Rybus; Blaszczykowski (Bednarek), Krychowiak, Zielinski e Grosicki; Milik (Kownacki) e Lewandowski. T.: Adam Nawalka
SENEGAL
Khadim N"Diaye; Wagué, Sané, Koulibaly e Sabaly; Sarr, Gueye, Alfred N"Diaye (Kouyaté) e Mané; Biram Diouf (N"Doye) e Niang (Konaté). T.: Aliou Cissé
Local: Spartak Stadium, em Moscou (RUS)
Juiz: Nawaf Shukralla (BRN)
Cartões amarelos: Krychowiak (POL); Sané e Gueye (SEN)
Gols: Cionek (SEN, contra), aos 37min do 1º tempo; Niang (SEN), aos 15min, e Krychowiak (POL), aos 41min do 2º tempo
+Lidas