Os números do Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira, 15, pela TV Pajuçara, mostram um cenário praticamente inalterado na disputa para o Senado Federal desde o último levantamento, em agosto.
LEIA TAMBÉM
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são sugeridos ao entrevistado, Renan Filho (MDB) continua liderando as intenções de voto com 50,3%. Em agosto, o ex-governador tinha 50,5%.
Em segundo, Davi Davino Filho (PP), que passou 23,6% da pesquisa de agosto para 24% agora em setembro.
Quem registrou crescimento foi Coronel do Valle, do PROS, que passou de 1,6% para 4,2%. Já a Bombeiro Suzana Souza, que não aparecia como candidata nas outras pesquisas, em agosto surgiu com 2,2% e agora tem 1,5%.
Na pesquisa de maio 11,8% dos entrevistados não votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou votariam em branco ou nulo. Em junho 12,1%, em julho 13,2%, agosto 11,3%. Nesta nova pesquisa, o percentual é de 11,5%. As pessoas que não sabiam ou não responderam somavam 4,2% dos votos em maio, em junho 5%, em julho 5,4%, em agosto 7,6%, e agora em setembro 7,8%.
►►►PESQUISA ESPONTÂNEA
Senado: Davi também cresce mas Renan Filho amplia liderança
Na pesquisa espontânea, houve uma movimentação positiva para ambos os candidatos, mas Renan Filho conseguiu ampliar a distância para o candidato do Progressistas.
No quadro comparativo entre as duas últimas pesquisas, Davi Davino Filho (PP), cresceu 7 pontos percentuais em relação à pesquisa de agosto, passando de 2,3% para 9,3%. Por outro lado, Renan Filho também registrou crescimento. Em agosto, o ex-governador tinha 11,6% das intenções de voto, e agora, 20,9%, registrando crescendo 9,3%. Com isso, a diferença entre Renan Filho e Davi Filho aumentou de 9,3% da pesquisa de agosto para 11,6% em setembro.
Coronel Do Valle, do PROS, não foi citado espontaneamente nas pesquisas anteriores, mas agora aparece com 0,3%. Bombeiro Suzana (PMB) e Mário Agra, do PSOL, com 0,1% cada um.
Mais da metade não citou nenhum candidato - Um dado que chama a atenção no levantamento do Paraná Pesquisas é o alto índice de pessoas no quesito “Não sabe/Não respondeu”, ao ser perguntado sobre candidatos ao Senado, sem que sejam apresentados os nomes.
Em agosto, esse número chegou a 78,8%. Em setembro o índice baixa, mas permanece alto, 62,2% dos entrevistados.
O cenário melhora quando são sugeridos os nomes. Em agosto apenas 7,6% não sabiam ou não responderam. Em setembro, oscilou para 7,8%.
METODOLOGIA - Neste levantamento, foram ouvidos 1510 eleitores em 34 municípios alagoanos entre os dias 10 e 14 de setembro. A amostra atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.ºAL-01735/2022.