Projetada respeitando todos os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ciclovia da Fernandes Lima leva conforto, segurança e tranquilidade a milhares de ciclistas todos os dias, em Maceió. No entanto, assim como os carros nas rodovias, em períodos de chuvas, os amantes da bicicleta devem ficar atentos e utilizar o equipamento público com cautela, reduzindo a velocidade.
LEIA TAMBÉM
A ciclovia da Fernandes Lima tem 5 km de extensão e vai da Praça Centenário até a entrada do Canaã. Ela é feita de concreto, possui sinalização horizontal e vertical e, em alguns pontos específicos, a pista foi construída de madeira.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a madeira foi utilizada para proteger as raízes das árvores, pois o órgão municipal optou por preservá-las, garantindo harmonia da cidade com a natureza.
Além disso, nas localidades onde a pista da ciclovia é mais próxima da via de tráfego, a Seminfra instalou guarda-corpos para proteger os ciclistas de possíveis acidentes. Em dias de chuvas, conforme explica o secretário da Seminfra, Lívio Lima, os ciclistas devem tomar ainda mais cuidado, porque a pista de madeira, onde ficam as árvores, pode ficar escorregadia.
“Mas isso não ocorre porque o piso foi mal projetado. Isso se deve à queda das folhas das árvores que, quando chove, ficam grudadas no piso, gerando uma superfície escorregadia. Os ciclistas não precisam deixar de usar a ciclovia, que é segura e atende a todas as exigências dos órgãos de trânsito. A orientação é apenas para que tenham atenção redobrada, da mesma forma que há orientação a motoristas nas rodovias quando estão molhadas”, informa o secretário.