A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) divulgou, na tarde desta quarta-feira (31), um aviso meteorológico para a intensificação da chuva nas regiões do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco. O aviso, de cor amarela, é válido a partir da tarde hoje e pode se estender até esta quinta-feira (1°).
LEIA TAMBÉM
De acordo com o órgão, a atuação de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de sudeste, está favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, principalmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas. Em Alagoas, há necessidade de uma atenção especial para as regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) ainda alertou para a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo região metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Dois novos alertas de chuva são divulgados pelo Inmet para Alagoas - Dois novos avisos de chuva foram divulgados para Alagoas com duração até a manhã desta quinta-feira, 1º. Os alertas, sendo um de cor laranja, de "perigo", e outro de cor amarela, de "perigo potencial", foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quarta-feira, 31, e a previsão do tempo mostra que algumas cidades alagoanas podem registrar até 100 milímetros de água por dia.
Como mostra o alerta laranja, os municípios do Leste do Estado, incluindo a capital e mais 30 cidades, podem enfrentar alagamentos, deslizamentos de encostas, ou transbordamentos de rios, a depender da intensidade da chuva. A meteorologia prevê entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora, e 50 a 100 milímetros por dia.
Devido ao mau tempo esperado, o Inmet recomenda para a população evitar sair nessas condições climáticas, como também observar alteração nas encostas. Se possível, os alagoanos que residem nas áreas devem desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, eles devem seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Veja aqui todos os municípios listados no alerta do Inmet:
LEIA MAIS
+Lidas