Semarh alerta para chuvas moderadas e incidência de raios e trovões nas próximas horas

Publicado em 19/12/2023, às 17h31
Reprodução/Semarh
Reprodução/Semarh

Por TNH1

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), divulgou um aviso meteorológico que alerta para a intensificação das chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoano, no decorrer da tarde e noite desta terça-feira (19).

Ainda segundo o órgão, estas chuvas devem ser acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados. Elas podem se estender pelo menos até a sexta-feira (22). Nas demais regiões do estado, a previsão é de chuvas isoladas.

"Em algumas regiões do Litoral Norte e Zona da Mata, já foram registrados 30 milímetros de chuva nas últimas horas. Esta chuva deve continuar até a madrugada desta quarta-feira, quando deve começar a diminuir intensidade. A noite de hoje deve ser chuvosa, com incidência de raios e trovões. A previsão para os próximos dias é de tempo seco e estável", disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça, em entrevista ao TNH1.

Segundo Mendonça, alguns bairros de Maceió registraram, nas últimas horas, uma incidência de raios e trovões. O registro é considerado normal para esta época do ano. "É normal trovoadas e raios nesta época do ano. Estamos no começo do verão, e a incidência de trovoadas neste período é comum o registro desse fenômeno meteorológico", completou o meteorologista. 

Inmet divulga alerta para Alagoas - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo de chuvas e ventos intensos para as próximas 24 horas, em toda Alagoas. A notificação de perigo potencial foi emitida na manhã desta terça-feira, 19, às 10h10, e tem validade até essa quarta-feira, 20, às 10h.

De acordo com a publicação, esse período pode apresentar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia; ventos intensos, entre 40 e 60 km/h; além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Gostou? Compartilhe