Sem oposição, Marcos Barbosa será aclamado presidente do CRB pela 4ª vez

Publicado em 17/12/2016, às 09h54

Por Redação

O dirigente Marcos Barbosa será aclamado presidente executivo do CRB pela quarta vez consecutiva. A eleição para o biênio 2017/2018 está marcada para a próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 18h, no auditório de um edifício comercial, na Jatiúca.  

De acordo com Fernando Paiva, presidente do Conselho Deliberativo do Galo, a chapa foi inscrita no último dia 9. Os componentes são Marcos Barbosa (Presidente executivo), Alexandre Timóteo Gomes de Barros (Vice-presidente executivo), Carlos Rubens de Oliveira Sobrinho (Coordenador Geral do Comitê Gestor) e Walter Pitombo Laranjeiras Filho (Subcoordenador Geral do Comitê Gestor).

À frente do Regatas, Barbosa participou da transição de bens nas vendas do Beer CRB e do Estádio Severiano Gomes Filho, ambos na Pajuçara. O clube adquiriu uma sede administrativa no bairro do Jaraguá e construiu o Complexo de Treinamento Ninho do Galo, no município da Barra de São Miguel.

No futebol, foram conquistados quatro títulos do Campeonato Alagoano (2012, 2013, 2015 e 2016), um vice-campeonato da Série C do Brasileiro (2011), um segundo acesso para a Série B (2014) e duas melhores campanhas na era dos pontos corridos na Série B do Brasileiro (2015 e 2016). Alguns insucessos dentro de campo também marcaram a gestão de Marcos Barbosa, como o vice Estadual (2014) para o Coruripe, no Rei Pelé,  as eliminações na fase de grupos da Copa do Nordeste (2013 e 2015) e o rebaixamento na Série B do Brasileiro (2012). 

Ao PFC, o presidente regatiano revelou quais são as primeiras metas para o biênio 2017/2018.

"Primeiro investir mais no departamento médico, conseguimos diminuir em 60% as contusões dos jogadores. Investir na academia para o trabalho da base do CRB, estamos revelando jogadores há dois anos. E ser ousado de novo para ser tricampeão alagoano e campeão da Copa do Nordeste". 

Conselho garante aclamação

Segundo Fernando Paiva, o mandatário está amparado pelo novo estatuto do Galo, reformulado há dois anos. 

"Não há ilegalidade. O próprio estatuto tem um dispositivo para prever essa situação. O parágrafo único do artigo 191 diz o seguinte: "O disposto parágrafo 6º do artigo 87 não se aplica presidente do conselho diretor eleito sob a égide do estatuto anterior. Somente aplicável aos eleitos sobre as normas deste novo estatuto. O que diz o parágrafo 6º do artigo 87? Justamente a limitação dos dois mandatos. "A partir da publicação do estatuto, somente será admitida uma recondução de mandato contínuo para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Diretor, sendo vedada a terceira recondução contínua dos referidos cargos". É uma disposição específica do estatuto que permite a recondução em dois mandatos sob a égide do novo estatuto", explicou.

"Não contando o mandato eleito no estatuto anterior. Não há dúvida. Não é interpretação, é dispositivo do estatuto que permite. Não há ilegalidade. O próprio estatuto tem um dispositivo para prever essa situação", concluiu. 

Sem oposição

Questionado sobre a ausência de oposição nas últimas eleições, inclusive nesta, Paiva, que é advogado, fez uma analogia para analisar a situação. 

"Vou fazer um paralelo. Já aconteceu na OAB de ter uma chapa única, aconteceu com o ministro Humberto Martins quando era presidente da OAB. Ele fez uma gestão tão boa que não teve oposição. Quem quer concorrer com alguém que está com a administração e dando resultado como está dando? Isso aconteceu na OAB, salvo engano, na década de 90, antes do ministro ser desembargador, e a segunda eleição dele foi por aclamação em chapa única. O que eu reputo dessa situação é porque está sendo aprovado perante o Conselho e se a oposição existe, e de fato existe, se tivesse interesse teria aberto uma candidatura, mas está entendendo que a administração está sendo bem feita. Essa é a minha visão".

Prestes a iniciar o quarto mandato, Marcos Barbosa afirmou que o clube está se fortalecendo.  

"Está sendo nunca aconteceu no CRB. Ver o CRB forte mas e com a ajuda dos conselheiros e hoje especialmente com o sócio torcedor. O CRB está ficando forte e eu também. Estou trazendo patrocínio para o clube, que é importante também. Por isso os conselheiros acham por bem não ter concorrência nenhuma nessas eleições".

Assim como nos outros pleitos, Marcos Barbosa se candidata ao cargo máximo da diretoria regatiana sem chapas oponentes. Barbosa foi aclamado nas eleições de 2010, 2012 e 2014.

Gostou? Compartilhe