Os Correios realizaram, nessa sexta-feira (13), o lançamento do selo institucional e carimbo comemorativo do G20, durante o encontro ministerial que encerra a agenda de reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG/G20), em Maceió. Nessa semana, a capital alagoana recebeu cerca de 40 delegações estrangeiras provenientes de 19 países, mais a União Africana e União Europeia.
LEIA TAMBÉM
A solenidade de lançamento foi conduzida pelo diretor de Administração dos Correios, José Rorício Aguiar, representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e teve as participações do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que presidiu a reunião ministerial, do secretário adjunto do Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia (país que presidiu o G20 em 2023), Sushil Pal, e do ministro das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul (país que presidirá o G20 em 2025), Solly Malatsi. Além das autoridades que fizeram a obliteração do selo, os emissários e delegados presentes no encontro também receberam um álbum com um exemplar do selo institucional.
Também participaram do evento as ministras de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o superintendente dos Correios em Alagoas, Hindembrugo Pimentel.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, agradeceu aos Correios pela parceria e destacou que a representação em selo eterniza a realização deste encontro, assim como toda a sua importância na discussão de melhorias nas temáticas da Economia Digital e Conectividade Universal e Significativa.
Pioneiro da Comunicação - Durante a 5ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20, os participante da agenda internacional pôde conferir uma exposição montada pelo Museu Correios sobre o Patrono das Comunicações no Brasil, Marechal Rondon, que foi responsável por conectar a Amazônia ao Rio de Janeiro por meio do telégrafo, nos anos de 1900 do século passado. Rondon criou o primeiro sistema de comunicações do Centro-Norte do País, sendo pioneiro nos esforços para a integração nacional. A exposição trouxe ainda informações sobre as expedições do marechal, fotos e objetos utilizados por ele, e pôde ser visitada pelos participantes do evento durante toda a semana.
O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e desempenha um papel crucial na definição e fortalecimento da arquitetura e governança mundial em questões econômicas internacionais. Seus membros representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio global e dois terços da população mundial.
A Cúpula do G20, reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros, está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país-sede. Entre as mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20, o GT Economia Digital (DEWG) esteve reunido esta semana na capital alagoana para discutir temas como inclusão digital, governo digital e o papel da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
O Time Brasil do DEWG foi liderado pelo Ministério das Comunicações e teve a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República; do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
LEIA MAIS
+Lidas