Cuidar do corpo e da mente em tempos de internet se tornou uma tarefa importante. Um estudo realizado pela MindMiners apontou que 65% dos participantes não estavam completamente satisfeitos com suas corpos. São 23% os que sentem a necessidade da aprovação das outras pessoas para se sentirem interessantes e bonitos.
LEIA TAMBÉM
Os índices do estudo podem estar associados ao fenômeno de distorção de imagem nas redes sociais, onde jovens utilizam de filtros para alterar partes do corpo e alcançarem a "perfeição".
— É importante entendermos que saúde mental é prioridade, não é gasto, não é desperdício, e precisa ser parte da rotina — afirma Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas.
Uso saudável das redes sociais - Manter a autoestima em meio à pressão das redes sociais pode ser desafiador, mas é fundamental para o bem-estar emocional. Abaixo, algumas dicas de como preservar a saúde mental sem precisar se desligar da internet.
Estabeleça limites - Defina limites saudáveis para o tempo gasto nas redes sociais. O excesso de exposição a imagens e mensagens pode influenciar negativamente a autoimagem. Reserve momentos específicos do dia para verificar as redes sociais e evite a tentação de comparar constantemente sua vida com a dos outros.
Crie conexões significativas - Cultive relacionamentos offline significativos. Invista tempo em interações pessoais reais, pois essas conexões podem ter um impacto mais positivo na sua autoestima do que as interações online.
Desenvolva habilidades e interesses - Concentre-se no desenvolvimento pessoal e na busca de interesses e hobbies que proporcionem satisfação. Isso não apenas melhora a autoestima, mas também oferece uma perspectiva mais ampla da vida.
Pratique o autocuidado
Reserve tempo para cuidar de si. Isso pode incluir exercícios, uma boa alimentação, sono adequado e outras atividades que promovam o bem-estar físico e mental.
Seja seletivo nas redes sociais - Selecione cuidadosamente as contas e perfis que você segue nas redes sociais. Remova ou bloqueie postagens daqueles que constantemente promovem padrões inatingíveis ou causam sentimentos negativos. Procure conteúdo que inspire, motive e promova aceitação e positividade.
Procure apoio profissional - Se a pressão das redes sociais estiver afetando seriamente sua autoestima, considere buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta, para orientação e suporte.
+Lidas