Em entrevista à imprensa, nesta quarta-feira (19), o gestor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, deu detalhes sobre uma operação de reforço ao policiamento nas escolas, parte de um trabalho integrado de prevenção à violência, e ressaltou que "não há nenhum registro sequer de ataques a escolas do estado". "A prevenção sempre foi o forte da segurança. Não temos onda de violência, mas sim a propagação dessas ameaças nas redes sociais", frisou o secretário.
LEIA TAMBÉM
Neste dia 20 de abril, data em que perfis criminosos anunciaram um “dia D” de violência nas escolas de todo o Brasil, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que vai deflagrar uma operação para ampliar a presença da polícia em unidades de ensino de Alagoas. O trabalho, no entanto, foi iniciado antes, como explica o delegado Sidney Tenório, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic). "Durante o feriadão de Páscoa, no âmbito da polícia judiciária, surgiu a recomendação de não dar ênfase às ameaças e sim ao trabalho de prevenção", disse o delegado.
De acordo com Sidney Tenório, Alagoas chegou a ter 15 perfis em redes sociais investigados por dia. "Todos os perfis são monitorados pelo Ministério da Justiça. No total, 20 adolescentes e um adulto foram autuados e 25 dispositivos eletrônicos apreendidos. Todos foram surpreendidos pela polícia em casa. O que muitos veem como brincadeira, a gente enxerga como ameaça e até terrorismo”, afirmou Tenório, acrescentando que o trabalho da polícia alagoana foi pautado pela antecipação. “A gente tentou coibir de forma rápida e os estudantes entenderam o recado. Esta semana, por exemplo, só tivemos a criação de três perfis”, pontuou.
Também presente à coletiva, o secretário de Educação, Marcius Beltrão, ressaltou a integração entre as polícias e escolas para “identificar comportamentos suspeitos” e “eliminar qualquer forma de violência nas escolas”. “Alagoas não teve nenhum incidente e nós iremos, com certeza, garantir que o ambiente da escola continue sendo de muita tranquilidade”, disse o secretário, assegurando a manutenção das aulas.
Nesta quinta-feira (20), guarnições da PM, incluindo Tigre e Oplit, iniciam uma série de visitas a escolas das redes pública e privada. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação da população e escolas, um trabalho de prevenção e aumento da sensação de segurança", contou o coronel Gerônimo, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), sobre o protocolo adotado pela SSP.
LEIA MAIS
+Lidas