Segunda maior cidade do estado, Arapiraca também registra aumento nos casos de Covid e na ocupação de leitos

Publicado em 25/01/2022, às 14h43
Erick Balbino / Secom Arapiraca / Reprodução
Erick Balbino / Secom Arapiraca / Reprodução

Por Secom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o terceiro Boletim Epidemiológico de 16 a 22 de janeiro de 2021. Alguns dados chamam a atenção no documento, principalmente o aumento exponencial dos casos positivos de Covid-19 e ocupação de leitos clínicos e de UTI.

De acordo com o documento, assinado pelo coordenador de Análise e Informação em Saúde, Evandro Melo, em menos de um mês, os casos subiram de 3 para 183 casos, aumento de 6.000%. Também foram confirmados dois óbitos ocorridos por síndrome gripal, sendo uma pro Influenza, registrada no dia 18 de janeiro, e uma por Covid-19, registrada no dia 21 de janeiro.

Sobre a taxa de ocupação hospitalar, os números também são preocupantes. De acordo com o Boletim Epidemiológico, dos 30 leitos clínicos disponíveis, 18 estão ocupados, sendo 8 deles com residentes de Arapiraca. Já dos 20 leitos de UTI disponíveis, 14 deles estão ocupados, sendo 5 residentes de Arapiraca.

É importante deixar claro que, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a maioria dos casos agravados de Covid-19 que estão sendo registrados atualmente são de pacientes que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença ou negligenciaram o complemento da imunização. A informação tem sido ratificada a nível internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Gostou? Compartilhe