Plantar

Segredos da Baunilha: a versátil orquídea que encanta paladares

Em 2 de Agosto de 2023 às 04:40
Foto de sidath vimukthi na Unsplash

Acredito que você já conheça o aroma e que também seja apaixonado pelo sabor afinal de contas é um dos produtos mais utilizados na culinária e na perfumaria, mas qual a origem da baunilha? Como faço pra cultivar? Por que essa especiaria é tão cara? Então aproveita que eu vou responder algumas dessas perguntas.

A baunilha na verdade é uma orquídea, sendo a mais conhecida a Vanilla planifolia, que é originária da América Central, sobretudo do México, embora algumas espécies do gênero Vanilla também sejam encontradas no Brasil e demais países da América do Sul. Os astecas foram os primeiros a utilizá-la na culinária, principalmente para adocicar e aromatizar o chocolatl, uma bebida produzida a partir do cacau e considerada a precursora do chocolate atual e foi levada para a Europa pelos espanhóis e, de lá se espalhou pelo mundo. Hoje, o maior produtor de baunilha é Madagascar, um país africano que concentra quase 80% da produção de baunilha do mundo.

A baunilha, na verdade é a fava que armazena as sementes da orquídea, porém a sua floração natural é dependente de uma pequena abelha nativa do México e, fora do país o processo de produção das flores e, consequentemente das favas com sementes é dependente da polinização manual, um processo longo e trabalhoso e, um dos motivos que explica o preço elevado da baunilha in natura. A vagem da baunilha é colhida antes de amadurecer, ainda está verde quando retirada da planta e só desenvolve sua cor marrom e aroma característico após a cura e secagem, que dura aproximadamente nove meses. Para se ter uma ideia da dificuldade de todo o processo: são necessárias 600 flores polinizadas manualmente para produzir 1 quilo de fava.

A principal espécie é a bauniha de Bourbon (Vanilla planifolia) seu plantio deve ser realizado entre os meses de outubro e janeiro em locais de clima tropical. A planta se beneficia de ambientes quente e úmidos, com temperatura média superior a 21°C e chuvas anuais regulares. São trepadeiras epífitas, ou seja, elas utilizam outras plantas ou estruturas como suporte para o seu crescimento. E o Brasil também possui uma boa diversidade de espécies do gênero Vanilla que são aromáticas e com qualidade semelhantes à baunilha original.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas