O turismo em Alagoas é um forte segmento econômico que caminha na contramão da crise vivida pelo país, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (04), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
LEIA TAMBÉM
Os indicadores revelam que Alagoas alcançou números superiores aos de 2014, e se manteve ao longo do ano com números acima da média, se comparado aos anos anteriores.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2015, pois eles mostram que conseguimos progredir em mercados relevantes na emissão de turistas para Alagoas, como a Argentina e mais ainda na chegada de turistas brasileiros ao estado. Essa conquista é resultado da nova perspectiva dada pelo governador ao turismo, estamos lidando com o setor com políticas públicas que o fortaleçam como um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
Grandes investidores visualizam o potencial local e redes mundiais de hotéis estão inaugurando novos empreendimentos em Alagoas , que somados aos empreendimentos do Estado contabilizam uma oferta de 35.291 leitos.
Para fortalecer o turismo em Alagoas, foi necessário um intenso trabalho de estruturação do destino. Nos últimos oito anos houve um crescimento de 75% da oferta de leitos e a ocupação acompanha esse ritmo, em média 70% ao ano. Ainda de acordo com o levantamento, Alagoas disponibiliza atualmente 35.291 leitos, destes 16.473 estão localizados na capital.
Ao todo, mais de três milhões de turistas visitaram Alagoas no ano passado, que significa um crescimento de mais de 4% comparado ao ano anterior. Destes visitantes, mais de 986 mil desembarcaram no aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, 11.500 escolheram cruzeiros marítimos e os demais vieram a Alagoas por meio de transportes terrestres. A permanência média desses turistas foi de quatro dias.
Os paulistas são os turistas que mais visitam Alagoas, representando mais de 33% dos visitantes, os mineiros ficam em segundo lugar, seguidos dos gaúchos. Em 2015, o fluxo hoteleiro de turistas brasileiros cresceu 3,3%, e corresponde a mais de 96% do fluxo total.
Já no mercado internacional os sul-americanos lideram as visitas ao Estado que desperta atenção por suas incomparáveis praias. A pesquisa revelou que o principal emissor de turistas estrangeiros é a Argentina, representando 51% dos visitantes internacionais.
+Lidas