Contextualizando

Secult e Asfopal abrem hoje à noite a Semana do Folclore, no Mercado 31, em Jaraguá

Em 22 de Agosto de 2023 às 05:59

Comemorando o Dia do Folclore, que transcorre exatamente nesta terça-feira, 22 de agosto, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas – fundada pelo folclorista Ranílson França, falecido em 2006 – abre hoje a Semana do Folclore, no Mercado 31, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Até 27 de agosto, no mesmo Mercado 31, que fica à entrada no Porto de Maceió, em Jaraguá, se apresentarão grupos de Guerreiro, Fandango, Marisqueiras, Baianas, Coco e bandas de pífanos, em horários diversos, normalmente a partir das 18 horas.
Nesta quarta-feira, 23, às 18 horas, haverá a diplomação dos Mestres declarados Patrimônios Vivos de Alagoas.

Segundo Ivan Barsand, Presidente da Asfopal, as parcerias foram fundamentais para a entudade realizar o evento:

“Não conseguiríamos realizar nada sozinhos. Procuramos a Secult e o Mercado 31, para podermos promover estas apresentações dos nossos grupos.”

Para Mellina Freitas, secretária estadual da Cultura, a Semana do Folclore fortalece o cenário cultural alagoano:

“É uma imensa alegria ver o Governo de Alagoas dando continuidade no comprometimento ao cenário da cultura. Essa valorização reforça cada vez mais a intensificação do desenvolvimento cultural no estado e possibilita visibilidade do nosso folclore no âmbito nacional”.
Hoje, primeiro dia da Semana do Folclore, se apresenta às 18 horas, no Mercado 31, o grupo Baianas da Mocidade e, logo após, o Guerreiro Raio de Sol, com acesso gratuito ao público.

Gostou? Compartilhe