Foi empossado no cargo de sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico (IHGAL), o arquiteto, jornalista e secretário de Comunicação de Alagoas, Ênio Lins. Ele já era sócio benemérito do Instituto desde 1997, e agora torna-se efetivo, após o pedido de afastamento de Aloysio Galvão. "A diferença é que agora tenho poder de voto", explica.
LEIA TAMBÉM
Ênio Lins tem uma ligação íntima com o IHGAL. Ainda pequeno, visitava o Instituto com pai e nunca mais deixou de fazer pesquisas e visitas. "Todo alagoano deveria conhecer o Instituto. O IHGAL é um dos principais museus os país. Ele tem peças fundamentais para o entendimento da história brasileira e da história de Alagoas", afirma.
O governador Renan Filho, que está em Brasília, foi representado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias. Ele comemorou a indicação do secretário ao cargo e aproveitou para anunciar um convênio com o IHGAL que será divulgado em breve.
Já o presidente do IHGAL, Jayme Lustosa de Altavila, ressaltou que a presença de jornalistas nas cadeiras do Instituto contribuem para a preservação da cultura de Alagoas. "É um prazer ter mais um jornalista aqui que ama e gosta da cultura de Alagoas", comemora.
Também esteve presente na solenidade, o empresário Emerson Tenório, amigo pessoal do agora sócio-efetivo do IHGAL. "Tenho a felicidade de conhecer Ênio há 15 anos, um homem ímpar e íntegro em tudo o que faz", relata.
O ocupante anterior da cadeira nº 18 era Aloysio Américo Galvão. “Ele [Aloysio] solicitou afastamento devido a problemas de saúde, já que ele não estava podendo participar das reuniões. Aloysio sempre foi muito responsável e tomou essa decisão”, explicou Enio Lins.
O jornalista informou ainda que Aloysio deve permanecer como sócio do Instituto, mas não mais como efetivo. “Estão estudando uma posição para que ele permaneça, mas ele não deverá ser afastado definitivamente”, disse Lins.
O IHGAL fica na esquina da Rua do Sol com a Ladeira do Brito, no Centro de Maceió.
LEIA MAIS
+Lidas