No segundo dia de volta às aulas presenciais no estado, o secretário da Educação, Rafael Brito, esteve, nesta terça-feira (17), em Palmeira dos Índios para acompanhar o retorno das atividades nas escolas da região. Ainda durante a visita, o gestor se reuniu com a gerência regional e os diretores das 19 unidades estaduais do município para ouvir suas principais demandas, com objetivo de propor soluções conjuntas para as necessidades individuais de cada uma das comunidades escolares.
LEIA TAMBÉM
“Estou vivendo o momento mais feliz aqui na Educação. Primeiro dia que a gente vai às ruas depois da volta às aulas presenciais e viemos a Palmeira dos Índios, que tem sido uma grande referência no segmento em Alagoas, para acompanhar a retomada, com muito sucesso, das atividades na região. Conversamos com os nossos 19 diretores das unidades estaduais para entender os maiores desafios de toda a comunidade escolar nesse retorno das nossas crianças e jovens à sala de aula.Todos eles estavam ansiosos por esse dia, os familiares, os próprios servidores da educação e, tenho constatado os protocolos sanitários sendo extremamente respeitados, o distanciamento social adequado, todos de máscara. Tem sido uma volta de grande sucesso”, avalia Rafael Brito.
A visita começou na escola estadual Almeida Cavalcanti, seguindo para Nova Jersey e Humberto Mendes. Por lá, o secretário conferiu a implantação dos protocolos sanitários, além do cumprimento do distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel por parte de toda a comunidade escolar. Apenas para as 19 escolas estaduais do município, o Governo de Alagoas entregou o repasse global de aproximadamente R$2 milhões do programa Rumo às Aulas para as unidades investirem em melhorias de infraestrutura dos ambientes, compra de equipamentos para receber os estudantes de forma adequada e com qualidade. Considerando o repasse total do programa, o montante chega a R$40 milhões.
Durante o bate-papo com o secretário Rafael Brito, a 3ª Gerência Regional de Educação (GERE) e gestores apresentaram as principais demandas de melhoria em infraestrutura, além de discutir os desafios do retorno às aulas presenciais e esclarecer dúvidas sobre os programas Conecta Professor, Mais Merenda e Rumo às Aulas.
"O cuidado que o Governo de Alagoas teve com a educação, tanto durante a pandemia com a implantação do Reaenp, quanto nos preparativos para a reabertura das escolas com a criação do Programa Rumo às Aulas, é histórico e admirável. Estabelecer um momento de diálogo próximo e direto com gestores é mais uma prova desta conduta de zelo e protagonismo em ouvir as demandas das unidades e as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. A 3ª Gerência Regional da Educação está sempre de portas abertas e pronta para o diálogo contínuo entre o estado e toda a comunidade escolar", destaca a gerente, Ana Paula Soares.
+Lidas