A Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) vem aumentando, cada vez mais, os investimentos no que se refere à promoção da autonomia das famílias beneficiadas pelos programas sociais. Para que isso aconteça, é necessário que cada membro familiar seja impactado, positivamente, com as ações que vão, desde a complementação de renda, até o incentivo à descoberta das vocações, por meio da oferta de educação profissional.
De olho na importância do conhecimento para a construção do futuro dos jovens maceioenses, a Semas levou até o evento “Mundo Senai”, nos dias 10 e 11 deste mês, 181 adolescentes atendidos diretamente pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Eles fazem parte de um trabalho conjunto que oferece, semanalmente, atividades de cidadania, arte, cultura e incentivo ao esporte, no horário inverso ao escolar.
Além dos jovens que já participam dos grupos do Serviço de Convivência em Maceió, mais 125 adolescentes que fazem parte do público prioritário das ações da Assistência Social e cumprem medidas socioeducativas em regime semiaberto também foram levados ao evento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ofereceu uma exposição dos cursos ofertados pela instituição, para também promover o interesse dos jovens por áreas específicas de profissionalização.
A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, explica que os adolescentes que fazem parte de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, na capital, e estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), contam, além das ferramentas de inclusão social dos Cras, com o incentivo ao acesso no mercado de trabalho, através dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Brasil Sem Miséria, oferecidos, gratuitamente, através da Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares (CGPEC) da Semas.
“Faz parte da nossa preocupação constante com a qualidade de vida e com o futuro das cerca de 130 mil famílias que estão no CadÚnico de Maceió, não somente a complementação de renda, mas também a capacitação profissional. E nada melhor para os adolescentes do que levá-los a descobrir o mundo ao qual eles pretendem agregar à vida e consequentemente seguir carreira, levando consigo a responsabilidade de manter uma família”, disse a gestora.
Os representantes oficiais da Semas no evento do Senai saíram dos Núcleos de Convivência Juvenópolis, Caic Ufal e Lar São Domingos e dos Centros de Convivência Selma Bandeira e Área Lagunar. Eles visitaram estandes, participaram de dinâmicas, palestras e socializaram entre os grupos sobre as melhores opções para um investimento imediato, sobre os cursos oferecidos pelo Senai – instituição parceira do Pronatec oferecido pela Semas.
“Um dos fatos que nos chamaram bastante atenção foi a identificação, por parte de alguns dos nossos usuários, com alguns cursos que já fazem parte, de maneira indiretamente, da rotina deles. Por exemplo, uma adolescente que faz parte do nosso público prioritário acabou sendo contemplada com uma bolsa de estudos que garantiu o acesso dela ao curso de Confeiteiro, o que foi muito bom porque a mãe da adolescente já trabalha na área”, disse a coordenadora dos Cras de Maceió, Denaide Oliveira.
A participação dos adolescentes no evento de incentivo à profissionalização também faz parte dos planos de articulação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió e contou com o apoio de várias instituições parceiras da Semas, como o Centro de Educação Profissional São Bartolomeu (Ceasb). Todos os adolescentes que visitaram o “Mundo Senai” apresentam faixa etária de idade a partir dos 13 anos.
Fonte: Secom Maceió
LEIA MAIS
+Lidas