A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) negou, em contato com o TNH1 nesta quarta-feira, 18, que o Estado esteja em alerta sobre possíveis casos de uma doença misteriosa que atingiu parte da população da Bahia no fim de 2016. Segundo a Sesau, nenhum registro foi feito nas unidades hospitalares de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
A Secretaria confirmou, porém, que está vigilante e monitorando a situação para qualquer eventual necessidade, uma vez que o vírus poderia se espalhar através da circulação de pessoas entre os estados, como ocorreu no Ceará.
Um dos sintomas apresentados pelas pessoas acometidas pela doença é a mudança da coloração da urina, que chega a ficar preta. Dor muscular e insuficiência renal também estão entre os sintomas. Até o momento, foram registradas duas mortes na Bahia. Já na última terça-feira, 17, Pernambuco emitiu um alerta às unidades médicas sobre casos relacionados.
A suspeita é que o vírus tenha origem de contaminações em águas sujas dos esgotos. Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos trabalham para desvendar o mistério, mas não há previsão de quando terão respostas.
LEIA MAIS
+Lidas