A Alumínio Estrela, empresa de Arapiraca que desde 2001 produz objetos em alumínio, entre eles panelas, cuscuzeiras, caçarolas, frigideiras, escorredores, canecas e fôrmas de bolo conquistou o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para receber o selo, garantindo que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis, a empresa contou com consultorias do Sebrae, especialmente do programa Sebraetec.
LEIA TAMBÉM
Atendida pelo Sebrae Alagoas desde 2017, a Alumínio Estrela iniciou a adequação para adquirir o selo do Inmetro em 2019, quando a empresa foi orientada sobre o processo de certificação. Naquele ano, tiveram início as consultorias para a adequação de produtos aos regulamentos técnicos e aos mecanismos de avaliação da conformidade compulsórios.
De acordo com o analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Clébson Moreira, em 2020 o Sebrae credenciou a Abrace, organismo certificador de produtos acreditado pelo Inmetro para atender as fábricas de panelas metálicas do estado, entre elas a Alumínio Estrela.
“Devido as dificuldades enfrentadas pela empresa durante o início da pandemia não foi possível dar continuidade a esse processo de certificação em 2020. Mas no ano seguinte iniciamos o trabalho com a consultoria Sebraetec de Certificação Compulsória de Produtos para avaliação, pela Abrace, de Fornecedores de Panelas Metálicas objetivando a concessão do Certificado de Conformidade, atendendo às exigências das Portarias do Inmetro. Em dezembro, saíram os certificados de conformidade”, lembra.
Segundo a gestora da Alumínio Estrela, Mylena Freire, a conquista do Selo de Conformidade do Inmetro só foi possível graças às consultorias do Sebraetec. “Esse trabalho do Sebrae para conseguir o selo nos ajudou bastante. Sem isso, nós não iríamos conseguir fazer por conta própria. Com isso, entramos em uma nova etapa no ramo do alumínio. Ainda estamos adaptando a fábrica”, ressalta.
A empresária ainda destaca que o apoio do Sebrae ainda auxiliou o desenvolvimento do negócio em outras áreas. “Esse trabalho foi muito viável e nos auxiliou muito no que a gente precisava, sobretudo para enviar os documentos para a Abrace. Isso foi muito bom não apenas para que conseguíssemos o selo junto ao Inmetro, mas também para gestões de outras áreas da empresa. O Sebraetec nos trouxe ferramentas muito importantes até nas áreas de gestão e marketing, ampliando o nosso conhecimento”, conclui Mylena.
Clébson Moreira enfatiza a importância do Sebraetec para ajudar as empresas em processos como este, garantindo a qualidade dos produtos e do negócio.
“É importante porque disponibiliza serviços tecnológicos que promovem a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados, buscando fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios. Vale destacar que os preços dos serviços do Programa Sebraetec contam com subsídio de até 70% pago pelo Sebrae”, finaliza Clébson Moreira.
LEIA MAIS
+Lidas