Para ofertar uma prestação de serviço mais eficaz aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está implantando um modelo de serviço que traz agilidade na marcação de consultas e exames nas unidades de saúde da capital. A implantação teve início em abril de 2018 e deve ser concluída em todas as 68 unidades até abril deste ano.
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Por meio da Minsait, uma subsidiária da empresa da Indra, a SMS registrou um aumento de 40% dos agendamentos em relação ao mesmo período de 2017, resultando em mais de 600 mil procedimentos marcados com uma redução de tempo de 25%.
Exames mais simples já são marcados no momento em que os pacientes estão nas unidades, já os de maior complexidade são realizados em um período de 15 dias, em média. Além disso, a equipe toma decisões em tempo real, a exemplo de ações de força-tarefa e convênios, tornando o processo cada vez mais rápido.
Mensagens via WhatsApp e ligações são recursos também utilizados pela equipe como meios de lembrar os pacientes dos procedimentos agendados, reduzindo a abstenção dos pacientes em consultas e exames.
Para o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, o método atua com a utilização da tecnologia para realizar procedimentos simples, mas importantes para a população, resultando na melhor prestação de serviço aos pacientes.
“É a visão empresarial privada, interferindo positivamente nas rotinas do serviço público. Os primeiros resultados são extremamente alvissareiros, permitindo antever ganhos sociais expressivos para os usuários do SUS. Melhorar a Atenção Básica é a verdadeira missão da Prefeitura e este objetivo está sendo atingido e é visível na supressão de filas, nas marcações em tempo real, na aferição objetiva da qualidade dos serviços prestados”, pontuou o gestor.
Reunião com gestores
Visando conhecer o trabalho que vem sendo realizado na SMS, o diretor da Indra, o espanhol Miguel Angelo, participou de uma reunião, nessa quarta-feira (23), com a secretária-adjunta de Saúde, Nadja Tenório, a diretora de Planejamento da SMS, Sônia Moura e o coordenador-geral de Tecnologia da Informação da SMS, Rômulo Ribeiro.
“Estou visitando alguns clientes e, aqui no Brasil, tive que vir na Secretaria de Saúde de Maceió. Para nós é muito importante ver que vem surtindo um bom resultado, e isso acontece quando o cliente trabalha perto da gente, como vem acontecendo aqui. Ficamos muito satisfeitos e nos colocamos à disposição”, disse o diretor da empresa.
A secretária-adjunta parabenizou e agradeceu o empenho da empresa em fornecer um trabalho de qualidade e humanizado, alinhado com os objetivos da SMS. “O trabalho tem sido realmente muito bom, porque tudo que nos comprometemos a fazer, estamos conseguindo com resultados até melhores do que o esperado. Então, para a gestão da SMS tem sido uma parceira importante, na maneira como a gente está tocando as marcações nas nossas unidades de saúde”, explicou.
Para Andréa Gomes, coordenadora de operações da empresa e que vem presenciando de perto a implantação do sistema nas unidades, o trabalho desenvolvido nos oito Distritos Sanitários de Maceió permite que sejam adotadas medidas de acordo com a necessidade de cada unidade.
“Aqui o nosso papel é também trazer humanização, ajudando a quem realmente precisa. E a Prefeitura tem essa visão e é muito bom trabalhar com um cliente que quer fazer a diferença”, concluiu.
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