A Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realiza um trabalho contínuo de visita domiciliar com o intuito de combater potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
LEIA TAMBÉM
Os agentes de combate às endemias têm uma rotina de visita domiciliar para controle do mosquito e a atividade é direcionada, principalmente, às áreas que são identificadas como de maior risco de proliferação do vetor e transmissão das doenças. Atualmente, os bairros que estão sendo priorizados são o Centro, Jardim Petrópolis, Pontal e Chã da Jaqueira.
A Gerente da GDTVAP, Carmem Samico, falou sobre a atuação do corpo técnico nos pontos estratégicos.
“Consideramos pontos estratégicos, especialmente borracharias, ferros velhos, depósitos de material de construção, depósito de recicláveis, garagens de ônibus e outros. Então, nessas áreas fazemos principalmente a identificação dos criadouros e focos de mosquitos para realização de tratamento adequado. Também realizamos eventualmente campanhas de coleta de pneus que são descartados de forma inadequada”, explicou.
O município solicita à população que também permaneça vigilante em seu domicílio para o controle do Aedes aegypti, identificando já nesse período de bastante chuva os locais que têm acúmulo de água. É importante lavar bem os utensílios e objetos que estão acumulando água para retirada de possíveis ovos, que podem se tornar larvas.
Disque Denúncia
A população pode denunciar locais que eles observam que tem acúmulo de água pelo Disque Denúncia 3315-5495 ou através do Whatsapp 98242-8489. Através deste contato, tanto podem ser denunciadas áreas com potencial para proliferação do vetor, quanto para orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
LEIA MAIS
+Lidas