O início do ano é um momento propício para definir metas e refletir sobre expectativas para os meses que virão. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de evitar sobrecargas que possam prejudicar a saúde mental.
LEIA TAMBÉM
Segundo Irenilza Moura, psicóloga, o primeiro passo é buscar um equilíbrio entre as aspirações, assegurando que os objetivos sejam realistas e não comprometam o bem-estar emocional. “O mais importante é ser consciente, estabelecer caminhos tangíveis e ter clareza sobre onde se quer chegar com eles”, afirma.
A psicóloga, da Hapvida Maceió, ressalta que “ambientes acolhedores e empáticos nos impulsionam e nos fornecem força de vontade em busca de nossos objetivos pessoais.” Ela também enfatiza a importância de estar cercado por pessoas que nos inspiram e motivam a sermos melhores a cada dia.
Neste mês, celebramos a campanha 'Janeiro Branco', que nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da saúde mental. A psicóloga destaca que este é o momento ideal para começar um processo terapêutico e priorizar o autocuidado. “Muitas pessoas aproveitam o início do ano para se matricular em cursos ou na academia. Portanto, também é uma ótima oportunidade para iniciar um ciclo de terapia e aprofundar o autoconhecimento”, conclui.
+Lidas