Saúde emite alerta epidemiológico sobre Covid-19 para o verão de 2025

Publicado em 24/01/2025, às 13h04
Jonathan Lins/Secom Maceió
Jonathan Lins/Secom Maceió

Por Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o primeiro alerta epidemiológico de 2025 sobre a Covid-19, destacando a importância de intensificar as medidas de prevenção e proteção durante o verão. Este período é marcado pelo aumento de circulação de moradores e turistas em Maceió, além de eventos e férias escolares, que podem elevar os riscos de transmissão do vírus. 

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) orienta a população a adotar práticas seguras, como o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, isolamento em casos suspeitos ou confirmados, e a vacinação.

“Os casos de Covid-19 são classificados em Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Síndrome Gripal é caracterizada por sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, coriza, entre outros. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave apresenta sintomas mais severos, como desconforto respiratório, dor no tórax, saturação de oxigênio igual ou inferior a 94% e cianose”, explica Rosicleide Barbosa, da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT). 

Em casos leves, o isolamento domiciliar deve ser mantido por sete dias, podendo ser reduzido para cinco dias em caso de teste negativo e ausência de sintomas, mas é necessário continuar utilizando máscara bem ajustada até o décimo dia. Além disso, recomenda-se evitar locais com aglomerações, contato com pessoas imunocomprometidas e viagens durante esse período.

Importância da vacinação

A vacinação contra a Covid-19 permanece como a principal estratégia para evitar internações e óbitos. Em Maceió, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e pontos fixos (Confira locais).  O alerta também reforça a importância da notificação rápida dos casos suspeitos pelos sistemas oficiais do Ministério da Saúde, para garantir o acompanhamento adequado e a contenção do vírus. 

Tratamento antiviral

Outro ponto destacado no alerta é a disponibilidade de tratamento antiviral com Nirmatrelvir e Ritonavir (Paxlovid) para pacientes de alto risco, como pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos. O medicamento está disponível na Unidade de Saúde Pitanguinha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, sendo necessário iniciar o tratamento até cinco dias após o início dos sintomas.

Para mais informações e esclarecimentos, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Maceió) está disponível pelos telefones (82) 3312-5585 e (82) 98882-1112 (WhatsApp), além do e-mail [email protected]. A SMS reforça que a colaboração de todos é essencial para que as festas de verão em Maceió sejam mais seguras para a população e visitantes.

Gostou? Compartilhe